Negócios em Foco

Marketing digital para iniciantes: como implementar do zero


São Paulo - SP 07/06/2018 01h36

Muitos empresários ainda não conhecem bem o que é marketing digital e qual sua importância para as empresas. Com o avanço da tecnologia e da internet, a presença online é fundamental para qualquer negócio que queria se destacar. Atualmente, sete em cada dez domicílios têm acesso à internet no Brasil, segundo dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Porém, é preciso saber quais táticas adotar e como implantá-las de forma eficiente, para garantir bons e duradouros resultados.

Se você quer saber o que é preciso para começar a investir em marketing digital, veja as dicas a seguir:

5 dicas de marketing digital para iniciantes

1. Entenda o seu público

O primeiro passo é conhecer o público-alvo. No caso do marketing digital, isso é extremamente importante para definir quais são as melhores práticas, criar conteúdo relevante, segmentar campanhas e muito mais.

É importante não só conhecer, mas também entender seu público. Quem são as pessoas que têm interesse em sua empresa? Onde elas vivem e que idade elas têm? Quais são seus interesses e valores? Com o que elas se identificam? O que elas consomem digitalmente? Quais são suas necessidades e como sua empresa pode ajudar?

Saber estas e outras informações é fundamental para garantir o seu sucesso. Uma boa análise dos dados do Google Analytics lhe fornecerá uma excelente base de dados sobre seu público-alvo.

2. Conheça as principais estratégias

Durante o planejamento, é preciso conhecer todas as opções e entender o que vai fazer mais sentido para seu negócio e para seu público-alvo. Não basta somente criar perfis nas redes sociais e links patrocinados. O marketing digital vai muito além disso!

Existem muitos caminhos diferentes e a escolha deve ser feita pensando nos objetivos de sua empresa e no que vai agregar mais para seus clientes em potencial. É possível focar em apenas uma ou investir em várias — o importante é entender todas elas e fazer um bom trabalho com as escolhidas.

Algumas das principais técnicas de marketing digital são:

  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • links patrocinados;

3. Invista em boas ferramentas

Depois de definir sua estratégia, é preciso investir em boas ferramentas que vão ajudar nesse trabalho. Existem algumas gratuitas, mas, no geral, as pagas oferecem melhores recursos e podem lhe ajudar a obter melhores resultados. Isso vai depender das práticas adotadas por sua empresa. Há plataformas específicas para quem está investindo em SEO, outras para redes sociais, para e-mail marketing e muito mais.

4. Contrate uma empresa especializada

Não é impossível fazer um trabalho de marketing digital sozinho. Porém, se você não é um profissional da área ou não tem nenhuma experiência no assunto, o ideal é contar com o suporte de uma agência de marketing digital e de profissionais especializados. É um investimento que vai oferecer resultados muito mais atrativos e de maneira muito mais rápida. Isso porque um especialista saberá identificar as melhores oportunidades, além de conhecer os recursos ideais.

5. Crie um programa eficiente

Não há sucesso sem um projeto bem elaborado por trás. Por isso, é preciso definir muito bem as ações, o conteúdo, o orçamento, os prazos e qualquer outro fator que esteja envolvido com suas estratégias de marketing digital. E ainda mais importante do que planejar é seguir o planejamento!

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com