Negócios em Foco

Dicas para lavar seu carro


São Paulo - SP 16/10/2018 09h25

São 11 orientações que você não pode perder

Kaboompics/Pexels

A decisão de lavar você mesmo o seu próprio carro não só lhe ajudará a economizar o dinheiro que seria gasto para pagar a lavagem do veículo, como também lhe permitirá prestar uma atenção extra a áreas especialmente sujas do seu automóvel.

E como lavagens de carro comerciais usam materiais abrasivos que podem riscar ou danificar a pintura do seu veículo, então lavar o seu próprio carro também permitirá manter a pintura do automóvel em boas condições.

A seguir, confira algumas dicas de como lavar seu carro da maneira certa para garantir o máximo de benefícios para ele.

1. Estacione o carro longe da luz solar direta

Isso evita a secagem prematura, o que pode deixar manchas na tinta. Lavar o carro na luz solar direta também faz você correr o risco do seu carro ficar quente enquanto você o lava, o que resultará em uma evaporação mais rápida da água e dificultará o processo de limpeza.

Verifique se todas as janelas estão fechadas e retraia a antena, para evitar que a água entre no carro ou que a antena seja arrancada. Puxe também os limpadores de para-brisa para longe do vidro até que eles se encaixem na posição de sustentação.

2. Deixe o que você precisa perto do carro antes de iniciar a lavagem

Isso inclui todo o material de limpeza: o detergente para lavagem de carro que você usará para limpeza, um grande suprimento de água (dependendo do tamanho do veículo), três baldes (dois para lavar, um para enxágue), uma mangueira e panos de microfibra ou toalhas para secar seu carro.

Você também deve ter duas ou três luvas à mão, além de uma esponja grande, uma escova dura e, se possível, uma escova separada para esfregar os pneus. Esteja preparado para se molhar usando as roupas de trabalho adequadas: shorts e sandálias de borracha quando o tempo permitir; ou calças compridas e botas de borracha, quando estiver um pouco mais frio.

Se quiser, você pode comprar um detergente específico para carros em uma loja de autopeças. Ao encher os dois baldes de lavagem com detergente, tenha cuidado para seguir as recomendações do fabricante relativas à relação sugerida de água para cada quantidade determinada de detergente.

3. Use uma mangueira para afrouxar e amolecer a sujeira

Não use um jato forte de água da mangueira, pois isso pode esfregar a sujeira sobre a tinta e arranhá-la. Tente apontar o jato de água para baixo em todas as superfícies. Apontar para cima ao redor das janelas pode fazer com que a água pingue no carro se houver falhas nas vedações de borracha.

4. Lave seu carro usando uma esponja de lavagem grande

Antes de começar a esfregar a superfície do carro, molhe uma esponja grande na água com sabão, e a partir daí comece a lavar o veículo. Não use uma escova no corpo do automóvel, pois isso pode deixar pequenos arranhões.

5. Lave o carro parte por parte, começando do topo

Circule a esponja ao redor do carro várias vezes, lavando as áreas inferiores a cada rodada. Lavar o carro de cima para baixo permitirá que o sabão pingue sobre as áreas inferiores do carro enquanto você ainda estiver lavando as partes mais altas. Isso impedirá que você tenha que lavar as mesmas regiões mais de uma vez.

Se o carro estiver muito sujo, deixe o sabão e a água fazerem o seu trabalho. Só evite a lavagem excessiva da sujeira do carro, pois isso pode arranhar ou danificar a pintura.

6. Mantenha a esponja de limpeza limpa

Lave a sujeira da esponja de lavagem no balde com água comum com frequência. Se você permitir que a sujeira se acumule na esponja, você correrá o risco de raspar ou danificar a pintura do carro.

Portanto, lave a luva regularmente no balde de enxágue e, quando a água no balde ficar opaca ou áspera, jogue-a fora e encha o balde novamente com água limpa.

7. Tire o sabão de cada área do carro imediatamente depois de lavá-la

Depois que uma parte do carro for lavada, lave-a com a mangueira antes de prosseguir para outra área. Você não quer que o sabão seque na tinta e a manche. Ao enxaguar as partes do veículo, siga o mesmo padrão de cima para baixo que você usou para lavar o automóvel.

8. Mantenha o carro inteiro molhado enquanto você o lava

Conforme você avança de uma área para outra, é importante usar a mangueira para manter todo o carro molhado. Isso impedirá que as gotículas de água sequem na tinta e deixem manchas d’água por ela.

9. Nunca use a mesma esponja que você limpa as rodas e os pneus para limpar o corpo do carro

Tanto as rodas como as calotas e os pneus coletam todo tipo de gosma abrasiva que você não quer perto da pintura do carro, por isso é importante usar uma esponja diferente para limpar essa parte inferior do veículo.

Se você sentir necessidade, invista em um produto de limpeza específico para rodas e pneus. Produtos não corrosivos, à base de água, são adequados para todos os tipos de rodas e, portanto, acabam sendo a escolha mais segura.

10. Pulverize a mangueira sobre a parte inferior do seu carro

Em algum momento, depois de lavar a maior parte do carro, use a mangueira para enxaguar a parte inferior do veículo, de vários ângulos. Isto é particularmente importante quando o automóvel foi exposto ao sal, o que pode danificar e corroer a parte de baixo do seu carro.

11. Seque o veículo com toalhas limpas

Não tenha medo de usar várias toalhas ao secar seu veículo. Limpe totalmente todas as superfícies que você lavou para evitar a formação de ferrugem. Certifique-se de não deixar água em seu carro depois de seco, pois isso pode manchar a tinta ou causar ferrugem.

As toalhas de microfibra funcionam melhor para secar todas as superfícies dos carros. Quando terminar de usá-las, lave-as na máquina de lavar-roupa. Ao lavar, não use amaciante. Ele pode ficar preso nos poros e depois vazar, deixando um resíduo na superfície do veículo.

E aí, o que achou das nossas 12 dicas de como lavar adequadamente seu carro? Se curtiu, então não deixe de compartilhar o post nas suas redes sociais.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com