Negócios em Foco

Como escrever títulos interessantes para seus artigos


São Paulo 05/12/2019 16h31

As pessoas irão consumir seu conteúdo ou ignorá-lo? Como editora de pequenos negócios, a diferença entre esses dois resultados começa com o título. Não é um caso de ‘escreva e eles irão ler’. Com tanto conteúdo por perto, seu título deve realmente envolver para atrair atenção. Veja como garantir que isso ocorra sempre.

Primeiro, vamos ver por que os títulos são tão importantes.

Qual é o grande problema dos títulos?

Com milhões de posts publicados diariamente e uma variedade de conteúdos de mídia social produzidos a cada minuto, as pessoas precisam de uma maneira de descobrir o que vale a pena prestar atenção. O título é como elas decidem.

Isso se aplica quando as pessoas pesquisam informações online, quando navegam no seu site e quando veem seus anúncios em outros sites. O ponto principal é que escrever títulos atraentes é o primeiro passo para atrair tráfego para o seu site.

Clickbait ou Clicável: isso importa?

Ao pensar em títulos atraentes, um problema às vezes confuso é decidir se você precisa de títulos com clickbait ou clicáveis. Há uma enorme diferença na experiência do usuário entre os dois.

Os títulos de clickbait são atraentes, mas na maioria das vezes não são exibidos. Se as pessoas clicarem em um título, visitarem seu site e não encontrarem o que esperam, elas irão clicar para sair rapidamente. Isso é ruim para sua reputação e reduz a importância do seu conteúdo nos resultados de pesquisa.

Por outro lado, títulos clicáveis fazem com que as pessoas queiram clicar e entregam o que os visitantes esperam quando acessam uma página da web. Isso valida a decisão de clicar e aumenta a probabilidade de os visitantes permanecerem ou retornarem.

Dicas para títulos que funcionam

Aqui estão algumas dicas para orientar o processo de criação de títulos. Primeiro de tudo, não tenha medo de experimentar vários títulos. Muitos editores e blogueiros escrevem 25 ou mais títulos antes de escolher o que eles acham que funcionará melhor para um conteúdo ou anúncio.

Em seguida, mantenha os títulos curtos. De acordo com o CoSchedule, o tamanho ideal do título é de seis palavras ou de 50 a 70 caracteres. Mas não tenha medo de ser mais longo, se necessário.

Verifique se o título diz aos visitantes em potencial o que esperar. Independentemente de você ser direito ou usar humor, os leitores querem saber o que estão recebendo. Relacionado a isso, mostre o benefício, deixando que eles saibam como isso os ajudará.

Você também pode apelar às emoções para atrair as pessoas a clicar. Surpresa, curiosidade, simplicidade e urgência tornam os títulos mais interessantes. Esta lista de palavras poderosas ajudará você a começar.

Modelos vencedores de títulos

O BuzzSumo diz que os títulos de maior sucesso contém palavras que se relacionam com o formato do post, o tipo de conteúdo, emoções, tópicos em tendência, e uma promessa ao leitor, por exemplo: 25 estatísticas surpreendentes que farão de você um gênio do marketing.

Há alguns tipos de títulos que envolvem o público de forma consistente. São elas:

● Os títulos de número ou listas, por exemplo: 4 dicas para escrever títulos interessantes

● Os títulos com pergunta, por exemplo: Como editores escrevem títulos interessantes?

● O título de comando, por exemplo: Use essas dicas para escrever títulos que vencem o tráfego online

● O título de história, por exemplo: O que aconteceu quando eu escrevi 25 manchetes interessantes

● O título baseado no medo, por exemplo: Cuidado! Esses 5 tipos de títulos vão aumentar seu tráfego

Use esses exemplos como um ponto de partida para criar os seus próprios.

Como usar tendências de palavras-chave para escrever títulos interessantes

Um jeito de tornar seus títulos mais atraentes é combinar tipos vencedores de títulos com tendências atuais. Use o Taboola Keyword Trends para encontrar palavras-chave com uma alta taxa de engajamento.

Crie títulos usando essas palavras-chave com base em alguns dos tipos de títulos listados acima. (Você também pode usar o analisador de conteúdo do BuzzSumo para encontrar o conteúdo mais compartilhado com essas palavras-chave e usar esses títulos como algo rápido).

Em seguida, use o Taboola Title Analyzer para testar seus títulos e encontre aqueles com uma alta taxa de cliques prevista (CTR).

Aqui estão alguns exemplos para diferentes setores:

Educação

Analisamos os usuários de desktop no setor educacional. Descobrimos que o uso das palavras "perfeito" e "teste" em um título aumenta o envolvimento em 104% e 191%, respectivamente.

Com base em nossa pesquisa, criamos dois possíveis títulos:

● 6 formas de conseguir a nota perfeita no vestibular (post de lista)

● 11 dicas para ajudar seus alunos a conseguir notas perfeitas (post de lista)

O segundo título superou amplamente o primeiro, provavelmente porque usa um número ímpar, tem o superlativo "perfeito" e a palavra "ajuda" é emotiva.

Saúde e Fitness

Na vertical de saúde e fitness, em todos os dispositivos, a pesquisa de tendências de palavras-chave sugeria que um título sobre comer bananas seria atraente.

Nós criamos três opções de títulos:

● Comer banana é ruim? Aprenda os fatos (baseada em pergunta)

● Eu comi 20 bananas essa semana. Isso é o que aconteceu (baseada em história)

● A verdade escondida sobre comer bananas (apelo emocional)

O terceiro título foi o vencedor. Isso porque inspira curiosidade com a palavra "escondida" e inclui as palavras-chave envolventes identificadas anteriormente.

Automóveis

Seguindo o mesmo processo, a ferramenta Taboola Trends sugeriu palavras-chave de alto engajamento na vertical automática, incluindo "sem valor", "em breve", "despencando" e "valor". Após a verificação cruzada no BuzzSumo, tentamos os seguintes títulos:

● Cuidado! O seu automóvel pode não ter valor de troca em breve (baseado em medo e emotivo)

● Como evitar a queda dos valores de troca (como fazer)

Embora o título de aviso seja muito emotivo, também pode parecer exagerado e mais parecido com Clickbait. Portanto, não é surpresa que o popular título de instruções ofereça uma CTR prevista melhor.

Negócios

A ferramenta de tendências mostra que 'fazer' e 'pausa' são termos de melhor desempenho na vertical dos negócios. Os títulos sobre intervalos também são populares no BuzzSumo. Aqui estão algumas ideias que testamos:

● 9 razões para fazer uma pausa no seu negócio

● Como fazer pausas e ainda ganhar negócios

Enquanto o primeiro título teve uma boa pontuação, o guia acabou como o vencedor.

Alimentação

As tendências de palavras-chave na vertical de alimentos sugerem que os títulos sobre a pressão arterial alcançam um alto engajamento e também apresentam um bom desempenho, de acordo com os dados do BuzzSumo. Testamos essas duas opções:

● 5 dicas para baixar sua pressão arterial de forma segura

● Problemas de pressão arterial? A melhor maneira de manter o controle

O segundo título tem uma CTR prevista mais alta que a primeira. Ele identifica o problema no início e parece oferecer uma solução. Mas quando você adiciona a palavra "simples" ou um número, ambas as versões superam os originais. Com pessoas que procuram soluções fáceis, a simplicidade tem mais apelo por clique.

O que aprendemos

Esses dados mostram que seguir as fórmulas para escrever títulos atraentes é um bom começo. Além disso, você terá ainda mais sucesso se usar as tendências atuais de palavras-chave para melhorar o envolvimento e a CTR. Não tenha medo de testar várias versões até encontrar o título que funciona melhor para você.

Por Fernando Tassinari, gerente geral da Taboola no Brasil


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com