Negócios em Foco

Como lidar com a aceitação do idoso aos cuidados de um cuidador especialista


São Paulo 06/01/2021 09h21

Após uma certa idade é comum que pessoas idosas fiquem impossibilitadas de exercer o autocuidado que sempre exerceram e convencer um ente querido da necessidade de um cuidador ou da mudança para um residencial para idosos pode ser complicado, afinal, aceitar limitações inéditas após décadas de vida ativa é bastante desafiador.

A Morada Primavera elencou alguns conselhos para lidar com esta situação:

Tenha Empatia com a Aceitação do idoso

A Empatia é um valor importantíssimo, tente se colocar no lugar do ente querido: Ele está se sentindo invadido? Como é sua rotina? Quais são suas necessidades? Quais os limites de sua privacidade? Qual a abertura da pessoa para a chegada de um cuidador em casa?

Tente entender os motivos de suas atitudes, identifique suas necessidades e limites e faça questão de frisar que o espaço e a privacidade da pessoa serão respeitadas o máximo possível.

Prepare a casa e estabeleça uma rotina

Tenha a casa adaptada para as novas necessidades (como por exemplo barras se a pessoa tiver mobilidade reduzida) e organize os remédios e horários.

O fato do ente querido ter uma rotina previamente regrada facilita o trabalho do cuidador especialista e traz mais qualidade de vida para o idoso.

Use argumentos lógicos para ajudar na aceitação do idoso

O trabalho deve ser de convencimento e nunca de imposição. Convença a pessoas com os melhores argumentos possíveis, mostre os ganhos em comodidade, saúde e segurança que um cuidador especialista pode trazer.

É possível, por exemplo, apresentar histórias de outros idosos onde a presença do cuidador foi positiva, gerando empatia.

Apresente a ideia gradualmente

Algumas pessoas de idade aceitam melhor a ideia se ela for apresentada de forma mais lenta, incluindo o cuidador especialista na rotina da família pouco a pouco até que a aceitação seja completa. A relação entre cuidador e paciente pode ser construída de forma gradual.

Deixe o Idoso negociar

Mesmo nos casos em que o idoso já aceita o profissional é comum que ele queira negociar limites, é importante ter um grande respeito à vontade do ente querido e não esperar que ele aceite todas as condições de forma integral e passiva.

Consulte o residencial para idosos Morada Primavera em São Paulo para mais dicas e recomendação de profissionais.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com