Negócios em Foco

Quais equipamentos utilizar em espaços confinados?


São Paulo -SP 10/01/2019 10h30

Os equipamentos de ventilação são desenvolvidos para fazer o controle dos riscos atmosféricos por meio da ventilação dos espaços confinados.

Ventilação em Espaços Confiandos - Nederman

A instalação de soluções e sistemas de ventilação em espaços confinados é uma exigência estabelecida pela norma regulamentadora NR-33.

Os sistemas de ventilação têm como principal função dissipar possíveis gases e fumos decorrentes de processos de manutenção, como a soldagem, que contaminam o ar.

Para cada tipo de espaço confinado há um equipamento de ventilação com características específicas, conforme explicaremos neste artigo da Nederman - empresa especialista no desenvolvimento de soluções de ventilação e exaustão industrial.

Ventilação em espaços confinados

O espaço confinado tem como características a limitação da entrada e saída de oxigênio, tendo uma estrutura que não é projetada para a ocupação humana por períodos prolongados.

Normalmente, a atmosfera dentro de um espaço confinado é potencialmente perigosa pela existência de agentes contaminantes como gases e partículas de metais que se disseminam à medida em que metais são cortados e/ou soldados.

Os equipamentos de ventilação são desenvolvidos e implementados para fazer o controle dos riscos atmosféricos por meio da ventilação dos espaços confinados. As soluções de ventilação ajudam a:

Manter os níveis adequados de oxigênio no ambiente diluindo pó, gases e fumos em suspensão no ar, gerados a partir de procedimentos de solda, pintura, corte à chama e outros;

Proporcionar conforto térmico aos trabalhadores, visto que os espaços confinados normalmente apresentam temperaturas mais altas.

Sistema de ventilação ideal

A seleção do equipamento de ventilação industrial deve ser feita de acordo com as necessidades de vazão do ar e pressão da aplicação.

Para que o fluxo de ar seja fresco, o mais recomendado é que as instalações adotem soluções de exaustão e insuflamento funcionando simultaneamente, fazendo de 8 a 15 trocas de fluxo de ar por hora (pelo manual de práticas recomendadas da ACGIH - Industrial Ventilation Manual).

Tipos de equipamentos de ventilação vs tipo de espaço confinado

Conforme já mencionamos anteriormente, cada tipo de espaço confinado deve ter o ar trocado com um modelo de equipamento de ventilação específico, levando em conta a capacidade de ventilação, a capacidade de vazão e outros aspectos.

Em espaços confinados de pequenas dimensões, por exemplo, o ventilador mais utilizado é o do tipo Venturi, um equipamento prático que dispensa o uso de energia elétrica.

Já os ventiladores turbo, turbo axiais, centrífugos tipo Siroco e os ventiladores portáteis são mais indicados para espaços confinados menores, que não exijam o uso de mangueiras flexíveis de grandes comprimentos.

Linha de exaustores e insufladores ATS - Nederman

Para empresas que buscam soluções de ventilação de alto desempenho, recomendamos o uso dos equipamentos da linha de exaustores e insufladores ATS, da Nederman.

A linha ATS abrange exaustores e insufladores portáteis para operações em espaços confinados, desenvolvidos com tecnologia de ponta pelos especialistas da Nederman, favorecendo indústrias dos mais diversos segmentos.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com