Negócios em Foco

Pessoas com deficiência ainda são minorias em empresas


Brasília 16/09/2020 14h56

Bancorbrás conta com colaboradores deficientes auditivos, físicos e visuais

Há 38 anos, no dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, fundamental no combate ao preconceito e por mais inclusão social. A data foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera e coincide com o Dia da Árvore, dias que representam o renascer das plantas e simbolizam a renovação das reivindicações em prol da cidadania e participação plena em igualdade de condições na sociedade. Segundo dados do último censo demográfico divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 45 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência auditiva, visual, física ou intelectual.

Nos últimos anos, o mercado de trabalho passou a oferecer mais vagas para pessoas com deficiência. Apesar da contratação de PcDs ser obrigatória, de acordo com a Lei 8.213/91, que prevê que empresas com 200 ou mais funcionários reservem entre 2 e 5% das vagas, no Brasil, essas pessoas ainda representam apenas 0,9% do total de carteiras assinadas.

O conglomerado Bancorbrás, que atua nos segmentos de Turismo, Consórcio e Seguros, é uma das empresas que adota a política de inclusão de pessoas com deficiência (PcD). Atualmente, a empresa conta com colaboradores deficientes auditivos, físicos e visuais em diferentes setores.

Em 2019, a empresa realizou uma entrevista com todos, onde foram identificadas necessidades ergonômicas. “Todos os ambientes da Bancorbrás foram ajustados a fim de atender as demandas dos PcDs. Novos equipamentos foram adquiridos e foi construído um banheiro de uso exclusivo”, comenta Sérgio Alves Garcia, Gerente Executivo de Gestão de Pessoas da Bancorbrás.

Etiene Rezende Albuquerque possui má formação congênita no braço esquerdo e, há mais de um ano, exerce a função de assistente da área de RH da Bancorbrás. Ela conta que a sua deficiência não a impede de exercer sua função. “A minha má formação não atrapalha em nada nas atividades que competem ao meu cargo. Consigo realizá-las normalmente e crescer profissionalmente”, conta Etiene.

Além disso, em 2020, foi criado o Todes!, o comitê de diversidade da empresa que realiza um trabalho que busca incluir, conscientizar e transformar os colaboradores a partir do sentimento de pertencimento e do senso de comunidade. “A partir do próximo ano, estaremos desenvolvendo ações internas específicas para os nossos funcionários com deficiências. Queremos criar um espaço ainda mais inclusivo para eles e para todos”, finaliza Aline Campos, Coordenadora do comitê.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com