Negócios em Foco

Brasil tem sua primeira plataforma gratuita para assinatura digital


Curitiba - PR 20/01/2020 09h42

Serviço gratuito e ilimitado pretende acelerar negócios e colocar o país no mapa do Digital Transaction Management

Bruno Doneda e Henrique Flores, fundadores da Contraktor

Em 2020, estima-se que 450 bilhões de dólares sejam transacionados digitalmente todos os dias no mundo. O fator preocupante é que o Brasil talvez ainda não esteja preparado para essa nova e disruptiva fase do mercado. O hábito ao uso do papel ou de velhas ferramentas e processos ainda é um fator impeditivo no avanço do Brasil na economia digital.

Também, no ano passado, cartórios registraram a marca de 1.855% no aumento dos custos de serviços como registro de imóveis, por exemplo. A autenticação de documentos também sofreu impactos, tornando-se um dos serviços mais caros dos cartórios.

Com isso, empreendedores buscam novas tecnologias para baratear e facilitar seus processos. Foi assim que surgiu o projeto assinaturagratis.com.

Fundada em Curitiba, em 2016, a Contraktor, startup que tem como missão a “desburocratização” nas empresas, lançou o assinaturagratis.com, site de assinaturas eletrônicas 100% gratuito e ilimitado.

“Queremos que pequenos empresários possam evitar horas em filas de cartório ou gastos com assinaturas físicas. Por isso, estamos na contramão do mercado, oferecendo este serviço digital sem custo. Isso é abrir mercado de verdade”, diz Édipo Souto, gestor de marketing da Contraktor.

Impacto no Meio Ambiente

Ainda de acordo com a PwC, um documento é copiado, impresso ou escaneado, em média, 19 vezes, justamente pelo fato de a tramitação não ser feita de forma digital. Quase 40% das impressões são desnecessárias, gerando custos com papel e descarte indevido. Com a utilização de meios digitais como alternativas ao papel, estima-se que uma empresa de porte médio evita a derrubada de 150kg de madeira e poupa 3.000 litros de água por ano.

Que dores a plataforma soluciona?

Atualmente, empresas e pessoas que utilizam contratos para formalizar transações financeiras enfrentam desafios de tempo e custos, devido a processos manuais e retrógrados envolvendo contratos em papel, por exemplo. Segundo uma pesquisa feita pela PwC, gestores perdem cerca de um mês por ano procurando informações, devido à desorganização de arquivos físicos, como caixas de contratos fora de ordem, aditamentos guardados em lugares distintos e cópias de notas fiscais espalhadas pela empresa.

Por outro lado, existem aqueles que já utilizam meios digitais para tornar o processo de assinatura mais ágil e moderno. No entanto, utilizam plataformas pagas para este processo. O site assinaturagratis.com pretende eliminar este custo do empresário.

Declarações, termos, procurações, contratos de compra e venda, enfim, quase todo tipo de documento pode ser assinado na plataforma. Em conjunto, ou por apenas uma pessoa.

Como o site funciona?

Ao entrar no site, qualquer pessoa que tenha um e-mail ativo poderá carregar o arquivo desejado e, em seguida, enviar para assinatura. Os participantes recebem um email e, com um clique a assinatura está realizada. Após, todos assinarem, o contrato fica disponível para acesso por até 30 dias. Os formatos PDF, DOC ou DOCX com até 5 MB são aceitos no site.

Além disso, o site possui validade jurídica e o documento enviado adquire um código de criptografia - hash de segurança - que torna o documento inviolável e seguro.

Sobre a Contraktor

Fundada em 2016, pelos advogados Henrique Flôres e Bruno Doneda, a Contraktor é uma startup no modelo SaaS que veio para desburocratizar o ciclo de vida dos contratos de toda a espécie. Por meio de uma plataforma em nuvem, clientes dos mais variados setores conseguem criar contratos do zero, utilizar modelos pré-criados, inserir dados dos participantes automaticamente, enviar para a assinatura - sendo ela digital ou eletrônica - e acompanhar toda a vigência do documento, com alertas de monitoramento de prazos, entre outros indicadores.

Com a utilização da Contraktor, empresas como Sambatech, 99 Táxis, Brasilcap, Unimed e Makita hoje, precisam de apenas 3 horas para finalizar a elaboração de um contrato que, antes, consumia 5 dias para ser redigido, enviado e assinado por todas as partes. Em recentes depoimentos, usuários da plataforma afirmaram economia de, aproximadamente, 84% no custo e 75% no tempo de tramitação dos contratos, em relação às antigas práticas manuais.

Informações para a imprensa:

marketing@contraktor.com.br

Contraktor

Av. Visconde de Guarapuava, 3263 - Centro - Curitiba - PR

contraktor.com.br


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com