Negócios em Foco

Internet via satélite: 4 dicas sobre esse tipo de serviço no Brasil


São Paulo 28/08/2020 15h17

Especialista explica diferenciais da tecnologia para quem está em dúvida sobre a contratação

A conexão via satélite se destaca por levar internet de qualidade para lugares que sofrem com falta ou instabilidade de sinal. O serviço tem como premissa atingir todo o território brasileiro, que evidenciou a deficiência nesse aspecto durante a quarentena. Segundo pesquisa do IBGE, 46 milhões de pessoas não têm acesso à banda larga, o que representa 25% da população do país.

Yuri Kaminski, especialista em marketing digital do Portal de Planos, (https://portaldeplanos.com.br/) - site que reúne todos os planos de internet, celular, TV e telefone em um só lugar -, explica o que é necessário para a operação do serviço. “Para funcionar, a internet precisa de um satélite que esteja em órbita e se comunique com os servidores, fazendo conexão com os equipamentos instalados nas empresas e residências. Também é necessário ter uma antena parabólica e um modem para captar o sinal”, afirma.

O especialista dá dicas sobre o funcionamento desse tipo de serviço:

1. Internet com velocidade rápida

Baixar arquivos é mais fácil com a tecnologia via satélite, pois os downloads são concluídos rapidamente. Também é possível navegar em diversos sites ao mesmo tempo sem enfrentar problemas com a internet travada ou lenta. Mas apesar de apresentar alta velocidade, a conexão via satélite tem uma latência maior — ou seja, seu recebimento e envio de conteúdo tendem a levar mais tempo.

2. Maior abrangência

Como o satélite não se desloca, o sinal é mais abrangente e pode ser utilizado com boa qualidade, no mundo todo. Inclusive, é possível se conectar em locais de difícil acesso para cabos ou internet de fibra, como montanhas e áreas desérticas. Estes satélites, por exemplo, estão trazendo banda larga para alguns dos locais mais remotos e difíceis de alcançar no mundo, incluindo a região amazônica do Brasil - onde cabo, fibra e celular não têm condições de serem implantados.

3. Tecnologia mais resistente

Por ter menos aparatos em solo, a internet via satélite é mais resistente a adversidades climáticas, como chuvas fortes e ventanias, assegurando uma melhor qualidade de serviço nesses momentos. Entretanto, por conta da transmissão de dados ocorrer na direção do céu, as ondas de rádio geradas pelo satélite são suscetíveis a interferências climáticas.

4. Conexão wi-fi

Algumas empresas já oferecem a instalação do wi-fi gratuitamente, junto com o pacote de dados. O consumidor pode criar redes internas em casa e usar repetidores para potencializar o sinal e acessar a internet de qualquer cômodo de casa. Vale ressaltar que a maioria dos planos via satélite funciona no sistema de franquias, com um valor de dados a serem usados por mês.

Sobre o Portal de Planos

O Portal de Planos (https://portaldeplanos.com.br/) nasceu em 2015 com o objetivo de reunir informações sobre a área de telecomunicação no Brasil, oferecendo ao consumidor ferramentas para ajudar a contratar serviços das mais diversas operadoras do país - tudo de forma digital, com agilidade e transparência. Entre as soluções oferecidas pelo site está o Comparador de Planos, que mapeia e compara todos os planos disponíveis no mercado - tanto de internet fixa como de celular. Também é possível realizar um teste de velocidade da internet por meio de um medidor virtual, além de ter acesso a mais de 300 conteúdos gratuitos em texto e vídeo sobre o tema.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com