Negócios em Foco

O que é um osciloscópio e por que ele é importante para o mundo da eletrônica?


Guarulhos, SP 09/10/2017 17h49

Leve e compacto, instrumento possui variados recursos que possibilitam medidas de sinais de forma mais precisa e direta, o que o torna indispensável no mundo da eletrônica

Osciloscópio Digital Tektronix

O osciloscópio é uma das ferramentas de maior utilidade em qualquer tipo de manutenção eletrônica, seja de equipamentos de consumo, industriais ou ainda computadores e periféricos.

Trata-se de um instrumento de medição que permite a fácil observação de sinais variáveis no tempo, também denominados ondas, numa gama de frequência que varia do 0 Hz a centenas de MHz.

O osciloscópio possibilita a análise de uma diferença de potencial (DDP) na corrente elétrica nos diversos pontos de um circuito, assim como medir tensões e descobrir com facilidade qual circuito ou qual componente não está funcionando.

Por isso mesmo, um técnico em eletrônica, seja ele projetista ou reparador, sem um osciloscópio em sua bancada, é como um médico sem um medidor de pressão arterial e estetoscópio.

Atualmente, a maioria dos modelos em uso são os digitais, que têm importantes vantagens sobre seus antecessores, entre eles, o analógico.

O osciloscópio digital possibilita medidas diversas no sinal de forma mais precisa e direta.

Também permite captura de sinais não periódicos e eventos no tempo, assim como visualização do sinal antes do disparo (pré-trigger).

Faz, ainda, processamento matemático do sinal e possibilita visualização e armazenagem do sinal por tempo indefinido.

Outra vantagem é que possibilita visualização estática de sinais na tela independentemente de sua frequência ou repetibilidade.

E a possibilidade de ligação dos modelos digitais com computadores permite que os dados sejam exportados.

Os osciloscópios digitais possuem a função autoset, que ajusta automaticamente os controles verticais, horizontais e de trigger.
A tecnologia digital ainda permite a implementação de softwares para processamento de sinais no próprio osciloscópio.

Além de tudo, o volume do osciloscópio digital é bem menor que o do analógico, o que o torna mais fácil de transportar.

HISTÓRIA

Tudo começou em 1897, quando o físico alemão Karl Ferdinand Braun criou o primeiro osciloscópio, com tubo de raios catódicos, aplicando um sinal de tensão em placas de deflexão num tubo com um ecrã de fósforo.

Mais tarde, em 1930, a companhia britânica A. C. Cossor inventou o primeiro osciloscópio de amostragem dupla.

Hoje, um típico osciloscópio é uma caixa retangular com uma tela, conectores de entrada, knobs para controle e botões na frente do painel.

O eixo vertical do ecrã representa a intensidade do sinal (tensão) e o eixo horizontal representa o tempo.

O monitor é constituído por um ponto que periodicamente varre a tela da esquerda para a direita.

USOS

O uso clássico de um osciloscópio é para diagnosticar uma peça defeituosa em um equipamento eletrônico. Em um rádio, por exemplo, se olha no esquema elétrico do aparelho e se localizam as conexões entre os estágios (como mixer eletrônico, osciladores eletrônicos, amplificadores).

Outro uso possível é a checagem de um circuito novo. Frequentemente, circuitos novos se comportam abaixo do esperado devido aos níveis de tensão errados, ruído elétrico ou erros no projeto.

Engenheiros de software que programam circuitos eletrônicos também utilizam o instrumento. Muitas vezes, o osciloscópio é a única maneira de ver se o software está rodando corretamente.

O instrumento também permite a observação das formas de onda dos sons emitidos por instrumentos musicais e até pela voz humana. Possibilita, ainda, a medida da velocidade do som e da velocidade de um motor.

MODELOS

Para trabalhar em televisores, videocassetes, DVDs, CD players, equipamentos automotivos, monitores de vídeo, computadores e equipamentos de som (multimídia), fontes e periféricos, osciloscópios de 40 MHz ou mais são perfeitamente adequados para a maioria das tarefas.

Os osciloscópios mais vendidos no Brasil possuem qualidade Tektronix, multinacional norte-americana com mais de 70 anos de experiência e líder em excelência tecnológica.

Os modelos de osciloscópio Tektronix mais modernos do mercado são os digitais TBS1052B, TBS1072B e TBS1102B, leves e compactos. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.

O osciloscópio Tektronix TBS1052B – 2 canais, banda de 50 MHz e taxa de amostragem 1 GS/s simultâneo em todos os canais – oferece conectividade USB, 34 medições automatizadas, teste de limites, registro de dados, contador de frequência, tendência enredo e um menu de ajuda sensível ao contexto.

O modelo padrão vem com um display TFT de alta resolução de 7 polegadas, para uma visão clara de todos os seus sinais e informações importantes na tela. A interface é fácil de usar, oferece acesso rápido a todas as funções do osciloscópio e inclui um recurso de pan e zoom para que você possa ver ainda mais detalhes do sinal de até dez vezes resolução normal.

Já o osciloscópio Tektronix TBS1072B – 2 canais, banda de 70 MHz e taxa de amostragem 1 GS/s simultâneo em todos os canais – tem comprimento de memória de 2.500 pontos por canal, base de tempo, funções matemáticas, inclusive FFT com janela da forma de onda principal.

Possibilita 34 medidas automáticas e teste de limites. Dispõe, ainda, de contador de frequências seis dígitos com duas entradas, cursores, função zoom, data logging, trigger externo, voltagem máxima de entrada 300 VRMS CAT II, modo trend plot, memórias de referência, interface USB frontal e traseira.

Por sua vez, o osciloscópio Tektronix TBS1102B – 2 canais, banda de 100 MHz e taxa de amostragem 2 GS/s simultâneo em todos os canais – tem comprimento de memória de 2.500 pontos por canal, base de tempo, funções matemáticas, inclusive FFT com janela da forma de onda principal, e teste de limites.

Dispõe, também, de contador de frequências seis dígitos com duas entradas, cursores, função zoom, data logging, trigger externo, voltagem máxima de entrada 300 VRMS CAT II, modo trend plot, memórias de referência e interface USB frontal e traseira.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com