Negócios em Foco

Saiba como fazer um controle financeiro eficiente na sua empresa


São Paulo - SP 19/10/2018 13h00

Possuir um planejamento financeiro é fundamental para o funcionamento da sua empresa

Por melhor que seja a ideia do seu negócio, ele não vai sobreviver se você não tiver dinheiro em caixa. Possuir um planejamento financeiro é fundamental para o funcionamento da sua empresa. No entanto, muitos se perguntam: por onde começar? A resposta é simples: controle financeiro!

O controle financeiro da empresa é essencial para manter-se competitivo e garantir a saúde do caixa, evitando possíveis surpresas negativas ou até empecilhos tão grandes que prejudiquem intensamente o seu negócio.

Para realizar o controle financeiro é preciso implementar algumas medidas estratégicas que envolvem o orçamento e as metas em um planejamento único. Quer saber quais são estas medidas? Confira o nosso post!

Tenha clareza sobre a situação da empresa

Como em qualquer planejamento, a primeira coisa a se fazer é reunir as informações e ter a total consciência sobre a situação financeira da empresa. Isso pode pode ser obtido através dos dados entre as receitas e as despesas do negócio.

De forma detalhada, liste os pontos negativos e positivos de todas as etapas, qual é o posicionamento que a empresa tem na área em qual atua, a situação de mercado atual, entre outras informações que permitirão que você visualize os recursos com os quais poderá contar em seu planejamento e o que deverá cortar para garantir a estabilidade da empresa.

Projete cenários possíveis

Uma exigência para se ter um controle financeiro eficiente é a construção de projeções de cenários possíveis que o previnem ao máximo de qualquer eventual surpresa, seja ela negativa ou positiva, que a sua empresa venha encarar no futuro a curto, médio e longo prazo.

Isso permite que você consiga ter um alinhamento entre os gastos e a receita da empresa. No entanto, é primordial prever todo o processo de operação, do desenvolvimento ao recebimento de um produto ou serviço, definindo o valor das despesas que são geradas em cada etapa, como compra, estocagem, produção, venda e recebimento, a fim de que os gastos possam ser confrontados com a receita.

Mantenha um estoque correto

Outro ponto essencial é criar um esquema eficiente para manter o ciclo de entradas e saídas de mercadorias à todo o vapor, favorecendo o setor financeiro. Como é básico, estoques muito lotados é sinal de pouca movimentação de negócios, porém, estoques vazios, pode gerar insatisfação e perda de clientes.

Diga não aos empréstimos

Empréstimo é sinônimo de juros. Juros é sinônimo de gastos excessivos. Fazer empréstimos é uma das piores maneiras de encarar as questões da folha de pagamento, tributos e reposição de estoque. Os juros alimentam-se dos lucros do seu negócio e por isso, é necessário buscar manter-se em um planejamento que garanta que a empresa arque com as próprias despesas, contando apenas com as receitas que ela gera.

Separe a pessoa física da jurídica

Um dos mais graves erros que o empresário pode cometer é confundir o caixa da pessoa física com o caixa da pessoa jurídica. Com isso, fica praticamente impossível analisar os resultados financeiros da empresa, uma vez que o fluxo de caixa corporativo sofre a influência negativa do caixa pessoal do empresário ou dos sócios. Portanto, defina um pró-labore para os sócios e separe definitivamente as finanças pessoais de cada um das finanças da empresa.

Negocie os prazos com os fornecedores

Tenha os fornecedores como parceiros da sua empresa e não como adversários, que é o que muitas vezes acontece. Negocie de uma forma que eles permitam que o seu negócio consiga manter-se com dinheiro em caixa enquanto as receitas não chegam. Converse com eles em relação a prazos que permitam você permanecer com o caixa saudável, mesmo entre os recebimentos ou em momentos de poucas vendas.

Pratique o preço ideal

Todo mundo no mercado quer lucrar, mas deixar o preço muito elevado e isso não gerar resultados ao seu negócio. Assim como oferecer um desconto muito grande, pode trazer grandes prejuízos. Pratique preços ideais para o seu produto ou serviço. Este fator muito é fundamental para o controle financeiro da empresa, uma vez que ele alinha o custo de produção e as despesas da empresa às projeções de lucro.

Quer uma solução mais prática?

Deseja que a sua empresa tenha uma organização impecável para realizar com eficiência o controle financeiro? Conheça mais sobre software da Gestão Click!

O sistema ERP GestãoClick conta com uma extensa lista de recursos. Dentre os mais importantes pode-se citar:

Controle financeiro

O sistema ERP GestãoClick controla, simultaneamente, todas as entradas e saídas financeiras do negócio, agilizando a rotina do empresário, que quer tudo em ordem e em dia, sem dor de cabeça para isso.

Controle de estoque

Manter um estoque organizado, com valor atualizado e sem brecha para prejuízos é um dos grandes desafios de um bom administrador. Porém, gerir este setor pode ser uma tarefa extremamente complicada sem o auxílio de um bom software, de fácil interpretação e completo.

Controle de orçamentos e vendas

O GestãoClick oferece em seu sistema ERP para pequenas e médias empresas um conjunto de recursos que dinamizam a leitura e o entendimento do setor desde orçamentos, vendas, nota fiscal eletrônica, lançamento e gerenciamento de comissões e impressão de cupom fiscal de balcão até as vendas, feitas no dia a dia comercial.

Controle de cotações e compras

O GestãoClick oferece, também, um recurso de controle de cotações e compras contribuindo para um melhor controle de estoque, programa para controle financeiro e organização das notas fiscais de entrada, que acompanham as mercadorias que chegam à empresa.

Perfis de acesso

O Sistema ERP permite que você controle o tipo de acesso de seus funcionários para uso do software, sendo que você pode configurar aquilo que cada um terá acesso. Esta ferramenta garante uma melhor otimização do serviço, que fica delegado aos funcionários da empresa de acordo com a designação.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com