Negócios em Foco

Fatos sobre Belo Horizonte, capital de Minas Gerais


Belo Horizonte 18/07/2019 17h30

Confira 7 fatos sobre a capital de Minas Gerias.

Belo Horizonte - Belo Horizonte

Belo Horizonte é a primeira cidade moderna planejada do Brasil e ocupa uma área de 330,9 quilômetros quadrados do estado de Minas Gerais. Reconhecida mundialmente por sua arquitetura visionária, BH é uma cidade industrial jovem e moderna.

Com uma vibrante vida noturna e artística, excelentes museus, um clima cosmopolita e um clima agradável, a capital de Minas tem uma localização central e próxima de cidades coloniais históricas do Brasil, como Ouro Preto, o que tornar Belo Horizonte famosa como o centro de turismo de negócios do Brasil.

Além disso, Belo Horizonte tem uma economia próspera. Muitas empresas nacionais e internacionais operam na cidade. 85% do PIB da cidade é gerado pelo setor de serviços. A indústria metalúrgica e siderúrgica representa cerca de 15% do PIB. Setores como a biotecnologia e computação também estão em rápido desenvolvimento.

Belo Horizonte tem suas origens na fazenda Curral del Rey, estabelecida por um explorador português em 1701. O sucesso da fazenda atraiu pessoas e, rapidamente, uma aldeia foi desenvolvida. Ao longo do tempo, a região ficou muito conhecida, devido a migração do rio São Francisco para o sul do Brasil.

Antes de Belo Horizonte, Ouro Preto era a capital de Minas Gerais. Portém, quando Brasil conquistou sua independência, tornando uma república em 1889, foi necessário escolher uma nova capital para o estado de Minas.

Em 1893, a região Curral Del Rey foi escolhida para ser a nova capital mineira e foi chamada de "Cidade de Minas". Logo, a cidade sofreu muitas mudanças, tanto na economia quanto na infraestrutura. Em 1906, a capital recebeu um novo nome: Belo Horizonte.

Confira abaixo 7 fatos sobre a capital de Minas Gerias:

FATO #1 Embora existam diferenças, muitas fontes dizem que Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada do país. Hoje é a sexta maior cidade brasileira e tem o quinto maior PIB.

FATO #2 Segundo o censo do IBGE de 2010, Belo Horizonte é a terceira cidade mais florestada do Brasil. Está atrás apenas de Goiânia e Campinas.

FATO #3 BH tem o maior aquário de água doce do país. O “Aquário da Prefeitura - Bacia do Rio São Francisco” tem cerca de 1200 peixes de aproximadamente 50 espécies diferentes.

FATO #4 Em Belo Horizonte, um cemitério é considerado atração turística. Construído em 1897, o Cemitério Bonfim entrou no circuito turístico oficial em 2013 como uma “atração”, em parte porque os corpos de ex-presidentes, ex-governadores, etc. estão enterrados lá.

FATO #5 Considerado o 5º maior estádio de futebol do país, o Mineirão é atualmente chamado de “Estádio Governador Magalhães Pinto”.

FATO #6 Em BH, todas as ruas mudam de nome quando cruzam a Avenida do Contorno, exceto a Rua Itajubá, que fica no bairro Floresta, a leste da capital.

FATO #7 Belo Horizontes inventou a coxinha com catupiry? Thereza Martins, que agora está aposentado, afirma ter inventado isso. Segundo ela, a comida era exclusiva da lanchonete que ficava na Av. Afonso Pena, em 1972.

Tenha mais informações sobre Belo Horizonte no portal Minas Guide. O que você achou do texto? Deixe seu cometário!


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com