Negócios em Foco

Caso de sucesso: Brascloud firma parceria com Zadara e ODATA para entregar nuvem pública nacional com 100% de disponibilidade


São Paulo/SP 02/09/2020 12h26

Combinação dos serviços de parceiros especializados em Storage e Colocation garante segurança, confiabilidade e a mitigação de downtime para operações de missão crítica

Datacenter - Divulgação

Os efeitos da crise econômica global estão intensificando a urgência das empresas abandonarem modelos operacionais de infraestrutura legada. O Gartner prevê que os serviços de infraestrutura de sistemas em nuvem (ou infraestrutura como serviço - IaaS) devem crescer 13,4% ainda em 2020, movimentando US$ 50,4 bilhões em todo o mundo.

Atenta a esse movimento, a Brascloud - provedora de soluções de nuvem de origem brasileira -, identificou no Brasil a dificuldade que as organizações vinham enfrentando na aquisição de serviços de Data Center sob demanda. Até então, apenas provedores estrangeiros ofereciam essa modalidade, o que onerava bastante a operação de TI do cliente.

Essa dor do mercado local motivou a empresa a estruturar a primeira cloud pública no País. E para ganhar tração e escalabilidade, passou a buscar os melhores parceiros tecnológicos capazes de aprimorar a sua oferta.

Storage: superando riscos de downtime

Uma das principais preocupações em relação à migração de Data Centers tradicionais para ambientes remotos é a possibilidade dos sistemas e dados corporativos ficarem inacessíveis, mesmo que por um curto período, o que poderia causar sérios prejuízos ao negócio.

Para solucionar esse problema, uma das medidas mais assertivas é contar com um serviço de storage robusto, fornecido por provedores especializados e altamente capacitados. Assim, a Brascloud contratou a Zadara Storage Inc., líder em armazenamento empresarial como serviço.

“Com a Zadara, nosso principal desafio como cloud provider foi superado: zeramos os riscos de downtime, alcançando 100% de disponibilidade”, afirma Felipe Rossi, fundador e diretor de negócios e inovação da Brascloud.

“Simplificar o armazenamento e o gerenciamento de dados para garantir maior eficiência operacional é mais crítico do que nunca. Terceirizar a custódia e o gerenciamento da infraestrutura de armazenamento legada para um provedor de serviços de storage permitirá a redução dos custos rígidos de CapEx”, explicou Robson Andrade, country manager da Zadara.

Colocation: segurança, confiabilidade e disponibilidade certificadas

E se, com esse movimento, a nuvem pública brasileira da Brascloud já se tornou altamente atrativa a pequenas e médias empresas locais, ao integrar uma infraestrutura de Data Center robusta, com padrões de segurança certificados, à composição de seus serviços também estaria habilitada a atender grandes corporações.

Assim, a Zadara conectou a Brascloud à ODATA, provedora da mais moderna infraestrutura de Data Centers na América Latina. Entre os atributos buscados para esse projeto, os Data Centers de Colocation modernos, seu back-up bone de ultraconectividade, o marketplace e, principalmente, suas certificações, foram fundamentais para a seleção da ODATA.

Entre as certificações destaca-se a PCI-DSS, um padrão de segurança de alto nível, que afere a confiabilidade nos processos de prevenção a fraudes - especialmente em transações realizadas por operadoras de cartões de crédito e débito, que trafegarão suas operações nos Data Centers certificados.

Assim, a certificação PCI-DSS mantida no DC SP01, principal Data Center TIER III da ODATA no País, possibilitou à Brascloud estender seu escopo de atendimento ao mercado financeiro - segmento com demandas de alta criticidade e os mais elevados níveis de disponibilidade.

“A conformidade com essa norma é a garantia de que as empresas hospedam seus ambientes de TI em um Data Center altamente confiável, disponível e capaz de proteger por completo os dados dos seus clientes”, explica Ricardo Alário, CEO da ODATA.

Tríade de sucesso: resultados da atuação conjunta

Por meio da parceria com a Zadara e a ODATA, a Brascloud expandiu sua abrangência no mercado nacional e na América do Sul. Essa abertura superou as expectativas iniciais da empresa, trazendo 50 novos clientes ao seu portfólio em apenas sete meses de atuação conjunta.

“Esta colaboração tornou a Brascloud mais competitiva, proporcionando ganhos significativos tanto em relação à disponibilidade dos nossos ambientes de nuvem e quanto aos custos de Storage/CAPEX, além de uma elevação de performance extraordinária, com discos 100% SSD”, comemora o fundador da empresa. “Esses benefícios foram confirmados com o feedback positivo de todos os nossos 70 clientes em produção desde janeiro de 2020”, completa Rossi.

Robson Andrade, country manager da Zadara, ressalta que a atuação conjunta fortalece a presença da Brascloud no Brasil. “Sem dúvida, formamos uma tríade robusta, com uma solução que agrega o melhor custo-benefício, por ser pay per use”, conclui.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com