Negócios em Foco

Com 48 atrações, Flai - Feira Literária de Aventura de Ilhabela começa no Race Village


São Paulo 16/07/2019 19h50

7ª Feira Literária teve início na noite desta segunda e segue até o dia 26, com atividades diárias. Em função dos fortes ventos nesta terça, a programação do Race Village foi cancelada

Pajero foi o fita azul na regata Toque-Toque - Marco Yamin / Sectur Ilhabela

Encerradas as regatas do segundo dia da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, nesta segunda-feira (15), os holofotes do município voltaram a ser o Race Village, no Centro Histórico à beira mar. Logo no início da noite, foi aberta a 7ª Flai - Feira Literária de Aventura de Ilhabela, com o lançamento do livro Dicionário Caiçara, da Fundaci, e a contação de lendas com as paródias do artista Vandinho Caiçara e com os contos da jornalista Maria Angélica de Moura Miranda. Em função dos fortes ventos nesta terça (16), a programação do dia no Race Village foi cancelada, com exceção da palestra, que mudou de lugar, marcada agora para o auditório da sede do Parque Estadual de Ilhabela (Praça Cel. Julião de Moura Negrão, 115 - Vila).

A Flai segue até a sexta-feira (26), com programação diária no Race Village. Venda de livros, palestras, oficinas de pintura e desenho, cosplay (Homem de Ferro e Jack Sparrow) e peças teatrais fazem parte das 48 atividades programadas.

Além de Vandinho, que fez seu show musical, cantando paródias de músicas da atualidade, contextualizando a rotina dos caiçaras, e da jornalista Maria Angélica, que contou diversas lendas por ela escrita, estiveram também presentes na abertura da Feira Literária o secretário de Cultura, Professor Beto, e o secretário executivo da Fundaci (Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela), Adilson Nascimento.

"Sejam bem-vindos a mais uma edição da Flai. Estamos na programação do Race Village e é um privilégio poder participar deste evento defendendo aquilo que fomos convidados a preservar, que é a nossa cultura e história. Temos que exaltar essas pessoas como a Maria Angélica, com as lendas que ela conta por meio de seus escritos, e também jovens como o Vandinho, que toca o coração de todos nós com sua forma de contar a história do nosso povo", comentou Professor Beto.

Um dos responsáveis pela conclusão do Dicionário Caiçara, ao lado das professoras Maria de Lourdes Santos Vieira e Maria Sônia Ferreira Dias, Adilson Nascimento também enalteceu a realização da 7ª Flai. "Sou filho, neto, bisneto e tataraneto de Ilhabela. E a cultura Caiçara para mim é muito importante. Costumo dizer que não trabalho com resgate dessa cultura, mas sim a preservação. A partir do momento que preservamos, não precisamos resgatar. A Flai é uma oportunidade a moradores e turistas de estarem conhecendo mais a história desse orgulho que temos em ser caiçara", disse Adilson Nascimento.

"Lançamos esse livreto com o glossário caiçara. São palavras e o significado delas, além de quatro lendas escritas e pesquisadas por mim: uma do centro da cidade, uma da praia do pinto, a da ponta azeda e uma outra da praia da serraria. Tudo para que saibam que Ilhabela vai muito além de praias e cachoeiras. Temos cultura, vocabulário, receitas, danças e contos", complementou Adilson, que também é professor, formado em pedagogia.

Ciclo de palestras - Com a realização da abertura oficial da Flai, o ciclo de palestras foi pausado nesta segunda. A programação volta nesta terça (16) com "Baleias – Da Caça à Conservação" com José Truda Palazzo, às 18h. Nesta quarta (17), será a vez da palestra "Planeta ou Plástico com a National Geographic Brasil", apresentada por Paulina Chamorro. Na noite do domingo (14), quem palestrou para o público do Race Village foi Guto Carvalho, falando sobre Birdwatching (observação de pássaros).

Apaixonado por pássaros, Guto Carvalho contou diversas peculiaridades sobre a espécie. Apresentou números sobre o Birdwatching que movimenta, nos Estados Unidos, mais de 85 bilhões de dólares por ano, além de lembrar que a observação de pássaros teve um boom no Brasil nos anos 1980 e voltou a crescer nos anos 2000, com os avanços na fotografia e a criação das redes sociais. Guto avaliou, com otimismo, o potencial de Ilhabela no turismo de observação, uma vez que o município planeja a construção de seis torres no Parque Estadual ainda em 2019.

Destaques da semana - Na noite desta segunda-feira, dois shows agitaram o Race Village. O primeiro foi de Beto Di Franco. Logo em seguida, foi a vez da apresentação "Os Filhos dos Caras" com Jair Oliveira, Léo Maia e Max de Castro. O trio cantou diversos sucessos de seus pais, Jair Rodrigues, Tim Maia e Wilson Simonal, respectivamente, além de contar diversas histórias de seus progenitores, para vibração do grande público presente ao Race Village.

Nesta quarta-feira, será a vez do Pop Music, às 21h, logo após a cerimônia de premiação da regata Ilha de Toque-Toque, às 20h, que teve como fita azul o veleiro Pajero, comandado por Eduardo Souza Ramos. O principal destaque na quinta-feira (18) será o show de Kiko Zambianchi, cantor, guitarrista e compositor.

Peças teatrais infantis na última semana - Na última semana de atividades do Race Village, as peças teatrais infantis estarão em destaque na programação, entre segunda e sexta (22 e 26), com duas exibições diárias, a primeira às 10h e a segunda às 14h, sempre no palco principal. Ao todo, serão sete peças, três delas com repetição: Chapeuzinho Vermelho (2x); A Cigarra e a Formiga; A Bicharada Saltimbancos (2x); Pedro e o Lobo (2x); Rapunzel; Sítio do Pica Pau Amarelo: Uma viagem a Hollywood; e Os Três Porquinhos.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com