Negócios em Foco

Que cuidados devo tomar na hora de comprar uma chácara?


São Paulo - SP 25/09/2018 13h23

Alguns cuidados são necessários para que essa conquista não se transforme em dores de cabeça e arrependimento

Chácara - Pixabay

Poder comprar uma chácara em uma cidade próxima é o sonho de muita gente. Unir a praticidade da cidade grande com a natureza e a calmaria de municípios mais afastados pode ser uma ótima aquisição para a família. Moradores de Curitiba costumam procurar por chácaras à venda em São José dos Pinhais, Colombo e Campo Largo, por exemplo, mas não basta fazer uma varredura pelos locais e encontrar uma propriedade que caiba no seu bolso; é preciso cautela e olhar clínico para não entrar em furadas.

Ter um imóvel como refúgio e como opção para descanso e lazer aos finais de semana exige alguns cuidados para que essa conquista não se transforme em dores de cabeça e arrependimento. Você considera a compra de uma propriedade rural? Quer saber como se proteger na hora de comprar uma chácara e quais os cuidados deve tomar antes de assinar o contrato de compra? Confira o post!

Avalie para que você quer comprar uma chácara

A ideia de ter uma propriedade exclusiva para o lazer da família é realmente tentadora. Não precisar gastar tempo a cada feriado para escolher o destino da viagem e onde ficar hospedado fazem brilhar os olhos de qualquer pessoa. Mesmo assim, pensar em comprar um imóvel afastado da cidade grande exige bastante reflexão.

Procure avaliar com seus familiares quais os motivos que os levaram a considerar a compra. Embora querer um lugar para descansar seja um motivo e tanto, é importante verificar se você e sua família têm tempo disponível para se deslocar até a chácara. Se vocês têm os finais de semana livre e horário fixo de trabalho, fica mais fácil terem a certeza de que estarão na propriedade com frequência.

Muitas pessoas adquirem uma chácara e ficam meses sem aparecer, favorecendo invasões e até a deterioração do imóvel. Essas ausências muito prolongadas, além de não fazerem valer o investimento, ainda podem gerar prejuízos.

Outro aspecto para ser observado é o estilo de vida predominante na família. Procure ver com todos os membros o que eles acham de estar próximo à natureza e como eles lidam com a calmaria. Chácaras à venda em Campo Largo, por exemplo, podem ser bastante silenciosas e nem sempre contam com infraestrutura e comércios próximos, o que pode causar descontentamento e deixando o dia a dia entediante para os mais agitados.

Se você e sua família têm disponibilidade e tempo para tirarem uma folga e estão acostumados ao som dos grilos e à tranquilidade, podem estocar os repelentes e começar a pesquisar!

Fique atento à conservação do imóvel

Na hora de fazer uma visita a uma chácara de interesse da família, é comum que as pessoas se deslumbrem com a natureza e com o tamanho da área da propriedade. Ainda que esses sejam fatores realmente importantes, não se esqueça de observar o estado de conservação da construção propriamente dita.

Como muitos proprietários ficam ausentes de seus imóveis rurais, é comum que alguns estejam deteriorados, com infestação de cupins, vazamentos e outros problemas. Esses são detalhes que não podem passar despercebidos, já que comprometem o dia a dia da família na chácara e ainda exigem mais investimento para contornar os problemas.

Observe a paisagem do que pode vir a ser seu novo espaço de lazer, mas não deixe de observar o teto, as paredes e a parte hidráulica da casa. Verifique se há uma espécie de poeira nos cantos e que pode acusar a presença de cupins. Também é importante abrir e fechar as torneiras e puxar as descargas para ter a certeza de que não há vazamentos.

Se você não tiver muita experiência no assunto, vale a pena contratar os serviços de um corretor para avaliação do imóvel de interesse. Além dos problemas já citados, algumas construções podem exigir a troca total da fiação elétrica e até uma reforma grande, o que compromete a segurança da sua família e ainda pode exigir que você coloque a mão no bolso mais uma vez.

A menos que os problemas de uma casa estejam devidamente descontados do valor final, é importante checar se a compra vale a pena e se você não corre o risco de adquirir uma chácara superfaturada.

Observe a localização do imóvel

Pensar em uma chácara para a família exige atenção redobrada à localização. Se vocês pensam em adquirir o imóvel para passar finais de semana, é importante que a distância não seja tão grande para evitar que vocês fiquem ausentes por tanto tempo.

Uma das opções para quem mora em Curitiba são as chácaras à venda em Colombo, que são tranquilas e a menos de 20 km do Centro da capital.

A localização também é importante para valiar possíveis contratempos, como a uma emergência de saúde e até a necessidade de ir a um supermercado ou mercearia durante os dias de descanso.

Procure mapear as regiões de maior interesse e informe a todos os familiares sobre a distância e a localização exata de locais como farmácias e hospitais mais próximos.

A localização também pode dizer muito sobre a segurança da região. Como as chácaras ficam em locais mais afastados, é importante verificar o histórico de assaltos e demais crimes na região, além de ver com outros moradores e frequentadores do local como proceder no caso de ação de bandidos.

Além dos cuidados citados acima, é importante ficar atento à documentação da propriedade e à demarcação da terra. Investir em uma chácara pode ser extremamente prazeroso se detalhes importantes forem levados em conta. Você pretende comprar uma chácara para passar um tempo com a família? Sente-se mais seguro com essa aquisição? Comece a procurar agora e garanta momentos de lazer e relaxamento!

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com