Negócios em Foco

Como organizar uma equipe de airsoft?


São Paulo - SP 26/07/2018 10h08

O Airsoft é um esporte radical que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, o esporte simula situações de combate com armas de fogo utilizando armas de pressão elétricas ou a gás. As armas podem ser feitas de plástico, metal ou madeira, e sua pressão pode ser tanto a gás como elétrica. A munição dessas réplicas de armas são pequenas bolinhas de plástico que viajam a incríveis velocidades até o alvo e podem ferir bastante graças a pressão.

As armas a gás possuem mais realismo, com o coice e o som acentuado. Por isso até pouco tempo atrás era necessário o CR do governo para portar uma arma a gás de airsoft, em 2017, porém isso mudou e agora elas estão no mesmo patamar das armas elétricas em termos de legalidade. Fato que confere muito mais realismo no jogo. Porém pode custar um pouco a mais, pois armas a gás tem uma capacidade de munição um pouco reduzida em relação às armas elétricas.

Para jogar o airsoft é muito simples, ele tem um conjunto básico de regras e equipamento obrigatório. Porém o mais importante é a honra entre os jogadores, diferente do paintball onde fica claro quando o jogador é acertado, no airsoft quando alguém é atingido existe pouco efeito físico de onde ele foi acertado (a não ser que o jogador não esteja utilizando mangas cumpridas), ele precisa se acusar e sair do jogo com as mãos erguidas. Ou seja, o principio básico do esporte é a honestidade, sem ela, não pode haver uma partida de airsoft.

Para participar de uma partida a pessoa deve ser maior de 18 anos, ou menor acompanhada de um responsável caso a organização do evento permitir, e estar utilizando óculos de proteção que tenha proteção periférica, o único equipamento obrigatório no esporte. Além dos óculos o jogador pode estar utilizando equipamentos de segurança auxiliares como luvas e coletes de proteção. E também é necessário ter uma arma de airsoft legalizada, com a nota fiscal.

Os jogos são formados por duas ou mais equipes e esses times não são fixos em tamanho, mas normalmente o mínimo vai de 4 contra 4 até centenas em campo. Para vencer deve-se cumprir o objetivo do jogo, sendo que eles podem ser variados como capturar a bandeira do adversário ou abater todos os oponentes.

O campo de combate é definido com base no desafio desejado, pois ele vai variar muito em dimensão e topografia, assim como seus obstáculos. Primeiro o organizador deve decidir o objetivo do jogo e a partir disso, escolher o campo ideal. Para combates de curto alcance um cenário interno funciona muito bem, onde o ideal é o uso de armas curtas como as pistolas e os ​revolveres de airsoft. Elas são mais leves e mais rápidas, podendo oferecer uma sensação tática melhor para operações assim. Já nos cenários amplos em ambiente natural é recomendado que o jogador carregue um rifle e tenha a ​pistola de airsoft​ para auxiliar.

Além das regras de segurança pessoais é muito importante lembrar de escolher um local seguro e distante, para que nenhuma pessoa que não esteja participando do jogo possa ser atingida no processo. Também não se deve atirar no rosto do oponente a uma distância menor que dez metros e o ato do tiro cego é totalmente proibido no esporte, pois pode atingir alguém que não está jogando e sim assistindo para conhecer como também pode acertar o jogador em algum local sensível.

O campo de batalha deve ser corretamente demarcado pela organização, os jogadores têm que saber bem onde começa e termina o campo. É preciso também que o organizador marque os pontos de perigo do campo e que tenha um briefing prévio sobre a partida, com o intuito de explicar os objetivos e as regras específicas de seu jogo. Assim os jogadores ficarão mais à vontade para se locomover sem se perderem. Tudo deve ser planejado previamente para garantir a segurança dos participantes do evento. Coisas como alojamentos, alimentação e o local devem ser pensados e discutidos com todos os participantes para garantir que a experiencia será confortável.

É aconselhável escrever um ofício para as forças policiais locais para avisar da organização do evento previamente. Nesse ofício deve-se informar o local, data ehorário do evento, e se conseguir, solicitar que uma viatura passe pelo local. Com o conhecimento prévio da polícia muita dor de cabeça pode ser evitada com vizinhos ou desavisados que chegarem a ver a situação de combate em andamento. Placas em volta do campo também podem evitar esse desgaste, algo que informe que ali está acontecendo uma partida de airsoft e que só pessoas devidamente autorizadas podem entrar no local.

Não existem segredos quanto ao Airsoft, é só ter em mente todas essas regras de segurança e se divertir muito! Airsoft é um esporte muito saudável que promove o trabalho em equipe acima de tudo. Só depende de os jogadores agirem com sinceridade e do organizador escolher o local adequado e forneça o suporte correto para as equipes. Seguindo esses preceitos o seu evento vai ser um sucesso!

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com