Negócios em Foco

Plataforma de ensino online Udemy ajuda eleitor a entender mais a política e estar melhor informado sobre quem votar nas eleições de 2018


São Paulo, SP 31/08/2018 09h33

Quantidade de eleitores ainda indecisos ou desinteressados no pleito é maior do que de eventuais votos no primeiro colocado

Divulgação: Udemy Brasil

As Eleições 2018 estão mais perto a cada dia que passa, mas a dúvida sobre em quem votar ainda paira na mente de muitos brasileiros. Faltando menos de dois meses para o pleito, que promete ser surpreendente, é fundamental o eleitor votar de forma consciente, objetiva e de acordo com seus ideais – mas, como saber se os discursos e intenções de tal candidato são realmente confiáveis?

A internet disponibiliza diversas ferramentas que podem ajudar na hora de tomar uma decisão, desde sites que identificam passados políticos e propostas de governo até plataformas que fornecem uma base para você entender melhor o assunto e se sentir mais seguro com sua escolha – como é o caso da Udemy, maior plataforma de cursos online do mundo que dispõe de diversos conteúdos em vídeo para lhe ajudar a compreender e identificar ações e discursos políticos.

Nessas eleições, os brasileiros vão eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou deputados distritais, como é o caso no Distrito Federal). O primeiro passo neste processo é o eleitor entender qual sua própria posição política e o que espera do futuro governo para então identificar candidatos alinhados com sua. Para eleitores que dão peso maior às opiniões de amigos e da família e aos resultados de pesquisas de intenção de voto, também é importante compreender todo um contexto político que o país vive para se sentir seguro com sua escolha antes de aperta na tecla verde, confirma.

A pesquisa IBOPE/CNI sobre os presidenciáveis de 2018 mostrou que, num cenário de intenção de voto espontânea (quando não é apresentada uma lista de candidatos), o valor de brancos/nulos e de quem ainda não sabia/não soube responder foi mais alto que qualquer outro nome do páreo: chegou a 59% - branco/nulo com 31% e não sabe/não respondeu com 28%. O levantamento aconteceu no fim de junho em 128 municípios brasileiros com 2 mil pessoas e conta com margem de erro de dois pontos porcentuais.

Uma segunda pesquisa do IBOPE, divulgada no começo de agosto, revela que 45% dos entrevistados se dizem pessimistas ou muito pessimistas com a eleição presidencial deste ano, enquanto que os indiferentes são em 26% e, para quase 40% dos entrevistados, o interesse na eleição é zero.

Já na sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado no fim de julho com a opinião de cerca de 2.240 eleitores nos 26 Estados e no Distrito Federal e também com margem de erro de 2 pontos percentuais, 24,7% dos eleitores não escolheram nenhum dos candidatos listados e 4,7% não souberam opinar. Em três cenários distintos apresentados, esses valores somados variaram entre 19,2% e 29,4% - porcentagem maior que os primeiros colocados na pesquisa.

A indecisão e a falta de conhecimento age, atualmente, com uma barreira entre os governantes e a população, que precisa estar cada vez mais preparada e comprometida com a responsabilidade do voto, um dos caminhos para recolocar o país nos trilhos socioeconômicos. Entender melhor o passado histórico recente da nossa democracia e conhecer mais sobre os fundamentos da ética, checagem de informações, oratória, produtividade e liderança, por exemplo, são alguns dos temas com os quais a Udemy pode ajudar, através de cursos ministrados por profissionais especialistas nestes assuntos.

CURSOS QUE PODEM AJUDAR A ENTENDER MELHOR A POLÍTICA

Questões Políticas Contemporâneas

Fundamentos da Liderança

Oratória

Produtividade

Jornalismo e os caminhos da profissão


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com