Negócios em Foco

Alfa Collab lança Desafio Aberto focado no ecossistema de inovação


São Paulo 24/05/2021 16h34

Realizada em parceria com a plataforma 100 Open Startups, primeira etapa terá foco em startups da área de seguros

O Alfa Collab, programa de inovação aberta do Conglomerado Alfa, acaba de lançar o seu primeiro Desafio Aberto focado no ecossistema de startups. A iniciativa será dividida em três frentes de atuação (Seguros, Data Science e ESG). A primeira frente já abriu inscrições para interessados pelo site do programa (https://alfacollab.com.br) e na 100 Open Startups, principal plataforma de open innovation do país. A iniciativa estará em destaque na edição de maio da Open Innovation Week | Oiweek (www.oiweek.com/maio), que acontece na próxima semana, entre os dias 24 e 27.

Segundo Francisco Perez, diretor de Novos Negócios e responsável pelo Hub de Inovação do Alfa Collab, os participantes do desafio terão a opção de atuar em quatro abordagens diferentes, mas focadas no segmento de seguros, uma área que tem crescido muito nos últimos anos e que traz muitas oportunidades de inovações para as startups.

Já Claudio Cardoso, consultor do programa Alfa Collab, detalha que as abordagens seguirão as seguintes diretrizes: acesso à Plataforma de Cobrança, que é dirigida às startups voltadas para plataformas de pagamento que consigam conectar os sistemas legados da Alfa Seguradora; Regulação de Sinistros Digitalizada, voltada às startups que operem aplicações através de inteligência artificial e modelos matemáticos aplicados à análise e regulação de sinistros de Automóvel e de Compreensivos Residenciais; Prevenção a Fraudes nas Regulações de Sinistros, que também é direcionado àquelas que aplicam inteligência artificial e modelos matemáticos para a análise e regulação de sinistros de Automóvel e de Compreensivos Residenciais, porém com um caráter investigativo, utilizando parametrização de dados, modelos e consultas a vários bancos de dados externos, visando cruzamento de informações que pontuem uma escala de scores para determinação de suspeita de fraude; e Canais de Distribuição, cujo objetivo é maximizar a oferta de produtos e serviços para as bases de clientes, permitindo experiências em novos Canais.

“Um dos principais benefícios para os empreendedores que participarem do desafio é que, além da mentoria com especialistas de larga experiência e que estão no dia a dia dos negócios do Conglomerado Alfa, os participantes terão a oportunidade de ter uma prova de conceito de suas propostas validadas na prática em uma companhia que possui um amplo leque de atuação”, complementa Perez.

“Nossa ideia é aproveitar um momento de grande visibilidade e movimentação de negócios de inovação, como a Open Innovation Week, para gerar ainda mais tração de startups que possam contribuir com soluções de valor para esses primeiros desafios de inovação do Alfa Collab. Estou certa de que a iniciativa será um sucesso”, descreve Carla Colonna, COO da 100 Open Startups.

Os empreendedores interessados em participar do desafio podem se cadastrar nos links específicos da abordagem, que estão disponíveis em Acesso a Plataforma de Cobrança (https://100os.net/alfa_plataformadecobranca), Regulação Digitalizada de Sinistros (https://100os.net/alfa_sinistrosdigitalizada), Prevenção a Fraudes nas regulações de Sinistros (https://100os.net/alfa_prevencaoafraudes) e Canais de Distribuição (https://100os.net/alfa_canaisdedistribuicao).

Os desafios das frentes Data Science e ESG do Alfa Collab serão lançados durante a edição de junho da Oiweek, que acontecerá entre os dias 22 e 24/06.

Lançado em novembro de 2020, o Alfa Collab é o programa de inovação aberta do Conglomerado Alfa, que tem como foco a realização de negócios com startups capazes de apoiar os desafios da transformação digital e interessadas na experiência empresarial e no acesso ao mercado proporcionado pelo Conglomerado.

Os detalhes sobre o desafio estão disponíveis em https://www.alfacollab.com.br/desafios/.

Sobre o Conglomerado Alfa

O Conglomerado Financeiro Alfa é composto por empresas atuantes em diferentes segmentos financeiros e de seguros e, com vasta experiência e tradição construídas em mais de 90 anos de história, busca a excelência no desenvolvimento de seus negócios.

Com atuação principalmente nos segmentos de crédito a pessoas jurídicas e físicas, Tesouraria, Administração de Recursos de Terceiros, Private Banking, Wealth Management e Fusões e Aquisições, o Conglomerado é formado por Banco Alfa, Banco Alfa de Investimento, Alfa Financeira, Alfa Leasing, Alfa Corretora, Alfa Seguradora e Alfa Previdência. Oferecendo segurança e solidez, opera com respeito aos valores éticos e sustentáveis, que sempre acompanharam sua trajetória.

O Conglomerado Alfa se caracteriza pelo nível de excelência em todos os seus empreendimentos. Ele é também integrado por empresas não financeiras de setores diversificados, tais como agrobusiness (Agropalma), materiais de construção (C&C Casa e Construção), alimentos e bebidas (Águas Prata e Sorvetes La Basque), turismo (Rede Transamérica de Hotéis), eventos (Transamérica Expo Center), arte e cultura (Teatro Alfa) e mídia (Rede Transamérica de Rádio).

Sobre a 100 Open Startups

100 Open Startups é uma plataforma de Open Innovation para mapear, classificar, ranquear, conectar e apoiar startups em ecossistemas corporativos de inovação. Desde 2008, contribui na formação da comunidade de open innovation no Brasil por meio da Open Innovation Week - Oiweek e do matchmaking entre corporações e startups e, desde 2016, realiza e publica o Ranking 100 Open Startups.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com