Negócios em Foco

Veja as dicas de uma arquiteta para reformar o banheiro


Rio de Janeiro, RJ 17/01/2018 17h39

Reforme seu banheiro com as dicas de uma arquiteta

Veja as dicas de uma arquiteta para reformar o banheiro - Fonte: Casa 3 Arquitetura.

O banheiro é um cômodo de grande circulação, o que causa grande desgaste gerando a necessidade de reformas e reparos periódicos. Se este for o seu caso e você estiver pensando em reformar o banheiro , veja as dicas da arquiteta Sonia Acciaris, sócia do escritório Casa 3 Arquitetura, no Rio de Janeiro.

Sonia comenta que, apesar de muita gente achar desnecessário, a participação de um arquiteto em qualquer tipo de reforma é fundamental. Atualmente, de acordo com a legislação vigente, toda reforma precisa ter o acompanhamento de um profissional responsável, que acompanha a execução da obra e responde por ela.

Esse profissional também vai indicar o que pode ser modificado para melhorar o ambiente, inclusive a necessidade de obras estruturais. Como o banheiro é um espaço em que precisamos lidar com vários tipos de instalações diferentes, ter um arquiteto auxiliando na reforma pode ser o diferencial para uma obra rápida e bem feita.

A arquiteta comenta que toda obra precisa de um estágio de planejamento, em que um projeto é pensado, um planejamento estruturado e um orçamento é estipulado. Como parte do processo, todas as necessidades do dono do imóvel são listadas para, em seguida, serem passadas para o projeto. Neste projeto constam não só os acabamentos que serão utilizados, como também todo tipo de material necessário à empreitada, desde canos e fiação até louças e metais. Estas informações servirão de base para a elaboração do orçamento e, são elas que nortearão o padrão de entrega da obra.

Com tudo o que será preciso em mãos e o orçamento fechado, a compra dos materiais já pode ser feita. Fazer uma pesquisa de preços final para não extrapolar o orçamento é sempre bem-vindo, mas sem abrir mão da qualidade dos materiais especificados no projeto. Afinal, sendo o banheiro um espaço úmido e com bastante circulação, é importante o uso de materiais de qualidade, mitigando assim a rápida degradação do espaço.

A compra do material deve ser feita, sempre que possível, com a orientação do arquiteto e, obedecendo ao planejamento de compras da obra. Desta forma se elimina a possibilidade de ociosidade da mão de obra e respeita-se o cronograma idealizado, reduzindo assim possíveis atrasos na entrega da reforma.

Decidida a questão do material, foquemos agora em quem irá trabalhar na obra. Sonia lembra que buscar por mão de obra qualificada é fundamental, pois toda obra pode “mexer” com a estrutura do espaço, principalmente se for mal executada. “Quem estiver trabalhando com um arquiteto e, caso ele não tenha estrutura para executar sua obra, pode pedir indicações de empresas e profissionais, pois temos bastante conhecimento neste meio”, conta.

Ela finaliza lembrando que uma obra malfeita ou mal planejada pode gerar ainda mais custos, estourando o orçamento e consumindo até fundos de reserva. Por isso, é importante se planejar e investir não só em bons materiais, como também numa equipe competente para projetar, planejar e executar a reforma, transformando assim o espaço no banheiro dos sonhos e não em um pesadelo.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com