Negócios em Foco

Quais são as habilidades de marketing essenciais para os novos tempos


São Paulo 06/08/2020 11h42

Dois instrutores de marketing digital da Udemy, Diego Davila e André Fontenelle, falam sobre o marketing neste período de distanciamento social

Campaign Creators/Unsplash

É inegável que, nos últimos meses, a pandemia promoveu diversas mudanças nas mais variadas esferas. Uma delas foi no modo como as empresas fazem negócios. Por exemplo, muitas delas – pequenas, médias e grandes – precisaram passar a promover e vender os seus produtos ou serviços pela internet.

Para isso, muitos empreendedores e profissionais têm recorrido a conhecimentos de marketing e marketing digital, geralmente por meio de cursos online. No Brasil, durante os dois primeiros meses da pandemia, a habilidade mais procurada por alunos da Udemy, o maior destino do mundo para cursos online, foi marketing no Instagram, com um aumento de 103%.

A seguir, os instrutores de marketing na Udemy Diego Davila e André Fontenelle, alguns dos principais instrutores da plataforma no país, respondem a perguntas sobre a área e os desafios dos novos tempos em que estamos vivendo.

As cinco habilidades de marketing que todo empreendedor e profissional deve possuir atualmente

Na opinião de Davila – instrutor com mais de 530.000 alunos na Udemy em cursos como “Curso completo de WhatsApp marketing” e “Curso completo de Instagram marketing” –, as cinco habilidades de marketing que todo mundo deve aprender são técnicas: utilizar vídeo marketing, usar marketing nas redes sociais, produzir anúncios digitais para as redes sociais, criar anúncios digitais para o Google e otimizar (ou criar) um site para a divulgação da empresa.

Já para Fontenelle – instrutor com mais de 240.000 alunos na Udemy, em cursos como “SEO fundamental” e “Curso de Google Ads (AdWords) completo” – as cinco habilidades de marketing fundamentais, pensando num ambiente pós-pandêmico, são: estudar e compreender as mudanças de comportamento de consumo, estar apto/a para implementar transformações rapidamente, estar preparado/a para o digital, ter foco nas métricas de conversão e possuir forte presença nas mídias sociais.

O crescimento do marketing digital enquanto estamos em casa

Ambos os instrutores concordam que o marketing digital é o que está ajudando muitas empresas brasileiras a prosperarem e a alcançarem novos clientes nestes tempos em que estamos mais em casa. “Sem o marketing digital, muitas empresas já não estariam mais funcionando”, afirma Davila. “Nos últimos meses, o marketing digital se tornou a principal ferramenta para as empresas buscarem clientes”, diz Fontenelle.

Principais lições que a pandemia trouxe para os profissionais de marketing

Enquanto Davila afirma que a principal lição que os profissionais de marketing aprenderam com o período de distanciamento social foi que o futuro da área é online, Fontenelle dá dicas táticas. “É preciso saber transmitir que a empresa segue os protocolos de segurança e apresentar opções seguras de entrega do produto ou de utilização do serviço”, afirma ele.

Opiniões de instrutores internacionais

Não é só no Brasil que o marketing digital está em alta. Outros instrutores de marketing na Udemy, da Espanha e da França, concordam que é essencial que as empresas se adaptem ao ambiente digital nos tempos atuais.

De acordo com o espanhol Pau Rodrigo Millan, empreendedores e profissionais têm valorizado mais o marketing digital inclusive porque, em muitos casos, é a chance que eles têm de manter os seus negócios.

O francês Matthieu Blanco é da mesma opinião. "O marketing digital é um elemento essencial para o sucesso das empresas, principalmente em situações de crise como a da pandemia", diz ele.

A pesquisa sobre marketing nos tempos atuais foi feita com seis instrutores da Udemy nos seguintes países: Brasil, Espanha e França.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com