Negócios em Foco

Como achar melhores taxas de financiamento para seu imóvel


São Paulo - SP 28/03/2018 09h24

Se você está a fim de adquirir um novo imóvel, uma das melhores soluções é pesquisar sobre quais as melhores taxas de financiamento oferecidas pelas instituições bancárias.

Divulgação

Como se sabe, todo sistema de financiamento possui juros pagos mensalmente junto com cada parcela. Entretanto, dependendo do negócio a ser fechado é possível reduzir esse tributo ao máximo e evitar maiores despesas ao longo da quitação de todas as prestações.

Ferramentas na internet ajudam as pessoas a simularem investimentos

Hoje em dia, com o desenvolvimento tecnológico, é possível simular investimentos imobiliários com as melhores taxas de financiamento sem precisar de casa.

Algumas ferramentas permitem com que você mencione algumas informações relacionadas ao seu perfil e o valor da propriedade a ser adquirida. A partir daí, o buscador fará uma pesquisa para te informar quais as melhores taxas sem citar quais instituições oferecem, a primeiro momento.

Vale ressaltar que o valor dos tributos a serem pagos ao longo do financiamento sofre uma variação de acordo com o montante pago no processo de entrada e a renda média mensal do comprador.

Como é definida a taxa de financiamento de um imóvel?

Inúmeros fatores são levados em consideração pelas instituições ao decidirem qual será a taxa de juros a ser cobrada durante o processo de aquisição de alguma propriedade.

Ao dar entrada em uma nova habitação ou, simplesmente, amortizar seu financiamento no meio do caminho, você pode fazer uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sacado a cada dois anos. Esse fator auxilia no cálculo das taxas de juros, pois quanto maior o valor inicial de pagamento, menos tributos serão pagos ao longo dos anos.

SFH ou SFI? As siglas para Sistema Financeiro de Habitação e Sistema de Financiamento Imobiliário também são levados em consideração durante a contratação de um financiamento.

Por fim, equiparando entre duas ou mais instituições financeiras evita o pagamento de maiores taxas de juros pela aquisição de uma mesma propriedade. A título de comparação, os tributos chegam a ter até 3% de diferença entre um banco e outro.

Os tipos de juros cobrados pelas instituições de financiamento

Existem dois diferentes tipos de juros cobradas pelas instituições durante o processo de compra de imóveis. Cada uma possui características distintas que fazem toda a diferença no pagamento final da habitação.

Juros pré-fixados

Ao optar pelos juros pré-fixados, a instituição responsável por bancar o financiamento informará ao solicitante qual será o valor de cada parcela já com essa taxa embutida. Tal quantia, não poderá ser alterada até a liquidação de todas as prestações, exceto em casos de amortização.

No entanto, por ser inalterável ao longo dos anos, os pré-fixados costumam ser mais altos em relação aos pós-fixados a primeiro momento. Por exemplo: é definido em 10% os juros de imediato, mesmo esse valor ser considerado elevado demais para muitas pessoas.

No entanto, ao longo do pagamento das parcelas, como esses tributos não são corrigidos de acordo com a inflação anual, eles tendem a ser mais vantajosos no fim das contas. Se formos considerar a atual situação da economia brasileira, cuja instabilidade predomina no mercado, talvez essas sejam as melhores taxas de financiamento.

Juros pós-fixados

Por outro lado, os juros considerados pós-fixados são aqueles que sofrem reajustes anuais ao longo do pagamento das prestações do financiamento. Isso significa que, dependendo do comportamento do mercado financeiro, ela pode aumentar bastante entre um ano e outro de acordo com a inflação ou TR (Taxa Referencial).

Aos que não sabem, a TR é calculada com base nos índices da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) e, por essa razão, seu valor é instável. Devido a isso, é impossível saber quanto será o valor de cada parcela antecipadamente.

No entanto, mesmo tendo essa desvantagem, os financiamentos com juros pós-fixados costumam ser menores em relação aos pré-fixados. Isso acontece pois as taxas fixas do primeiro é relativamente menor a taxa fixa do segundo.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com