Negócios em Foco

Indústria têxtil melhora desempenho de vendas após incorporar software de CRM


São Paulo - SP 19/11/2019 09h57

Com a implantação do sistema, a gestão comercial da Sixtini passou a ter melhor visibilidade e controle das negociações por meio de dados atualizados em tempo real

Com mais de 25 anos de atuação no mercado, a Sixtini é exemplo de companhia que investe em tecnologia para aperfeiçoar o seu desempenho comercial. A fabricante de camisas e uniformes corporativos, que também possui lojas próprias e distribui seus produtos para todo o País, adotou um novo software de CRM para centralizar as negociações B2B, uma vez que o sistema anterior (ERP) registrava os pedidos de venda, mas não permitia acompanhar a evolução das tratativas antes do negócio ser sacramentado.

Segundo o diretor comercial da Sixtini, Leonardo Leão, a dependência da memória dos vendedores para verificar o andamento da negociação lhe tomava muito tempo e nem sempre os profissionais conseguiam se lembrar de todas as oportunidades existentes, já que cada um deles possuem uma extensa carteira de clientes. “Era um processo extremamente desgastante”, afirma.

Para trazer maior produtividade ao departamento, o executivo pesquisou no mercado alguns softwares de CRM visando solucionar o problema. Decidiu adotar o Ploomes após examinar que a implantação de sistemas das marcas mais reconhecidas mundialmente eram extremamente complexas e custosas, além de não atender completamente as necessidades da camisaria. “Precisava de um produto que gerasse propostas e com mais de um funil de vendas para acompanhamento. A plataforma da Ploomes me trouxe tudo isso, sem cobrança adicional por número de funis e automações criadas, além de mostrar as métricas de todas as etapas comerciais como, por exemplo, número de visitas, propostas, vendas, perdas, produtos vendidos, entre outros itens”, explica.

Fazendo uso do sistema desde o ano passado, hoje a Sixtini utiliza dois funis para seu processo de vendas. O primeiro, voltado para pré-vendas, é um processo mais curto responsável pela recepção dos leads (potenciais clientes) que são enviados do RD Station (plataforma de marketing) para o Ploomes por meio da integração nativa. O objetivo é direcionar o fluxo de trabalho do operador de pré-vendas, um profissional dedicado à qualificação dos leads (potenciais clientes) que preenchem formulários online de contato para receberem orçamentos de produtos.

Quando as informações de cada lead são preenchidas, a oportunidade passa automaticamente para o funil seguinte (vendas). Nele, os vendedores vão fazer o primeiro contato com o cliente. Após esse contato, é feita uma primeira proposta comercial, enviada de forma automatizada ao cliente visando negociar valores e possíveis condições. Definidos os valores, um operador de suporte de vendas vai realizar a consulta de crédito para poder dar continuidade ao processo. Com o crédito aprovado, chega a vez do assistente de produção fazer o contato com a equipe de produção (para desenvolver o bordado) e com os fornecedores (para viabilizar a matéria-prima necessária). Por fim, o vendedor, munido de todas as informações para a realização do pedido, vai desenvolver e enviar a proposta final para o cliente.

“A plataforma se tornou primordial para o processo de vendas B2B. O impacto foi gigantesco na Sixtini. Os resultados e a identificação da equipe com o produto faz com que hoje o Ploomes seja o coração de toda a operação comercial”, conclui.

Sobre a Sixtini

A Sixtini é uma camisaria fundada em 1992 na cidade de Americana, no interior de São Paulo. Nos primeiros anos a companhia tinha como foco apenas a fabricação de camisas sociais. A abertura da primeira loja com a marca própria ocorreu em 1994. A partir de 2001, passaram a confeccionar também uniformes profissionais/corporativos. Hoje a companhia conta também com unidades em Santa Bárbara D'Oeste, Campinas, Indaiatuba, Jundiaí, São Carlos, Araraquara e Ribeirão Preto. Após mais de 25 anos de trabalho e dedicação no setor, a marca extrapolou os limites do estado de São Paulo, tornando-se referência no Brasil inteiro. Mais informações em: https://sixtini.com.br/corporate

Sobre o Ploomes

O Ploomes é o primeiro software de vendas do Brasil que une funções estratégicas dos CRMs mais modernos do mercado com a parte operacional de indústrias e distribuidoras B2B. Com isso, o produto garante o completo engajamento da equipe de vendedores e gestores.

Idealizado por Vinicius Sampaio em 2008 para auxiliar exclusivamente a indústria de seu pai, o produto foi evoluindo sem o objetivo de ser comercializado até 2013. Nesse ano, entretanto, Vinicius se uniu a Matheus Pagani e Tiago Pagani para começar a trabalhar no desenvolvimento da plataforma, visando atender outros tipos de indústria e distribuidores de forma escalável.

Lançado no mercado em 2015, a plataforma registra crescimento mensal médio de 10% e hoje possui mais de 1.000 clientes em sua carteira. Recentemente, a startup também recebeu aporte milionário do investidor Jander Martins, fundador de empresas como Nexaas e MasterSAF. Mais informações em: https://www.ploomes.com/.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com