Negócios em Foco

Sensor PIR forte aliado dos projetos de automação


Guarulhos/SP 09/02/2018 16h07

Sensor PIR pode ser usado em diversas aplicações, seja para segurança, economia de energia, praticidade e criatividade

Sensor PIR - https://www.amazon.co.uk/HiLetgo-HC-SR501-Pyroelectric-Infrared-Product/dp/B007XQRKD4

Ideal para projetos de automação com a utilização do Arduino, PIC, Raspberry Pi e outros microcontroladores, o Sensor PIR de presença pode ser usado nas mais diversas aplicações, seja para segurança, economia de energia, praticidade e até mesmo para soltar a criatividade.

Um componente eletrônico simples e prático, o Sensor PIR torna fácil a implementação de ideias de automação residencial, comercial e industrial, assim como inúmeros outros projetos, sejam caseiros, acadêmicos ou profissionais.

A sigla PIR significa passive infrared ou infravermelho passivo. Geralmente, esses sensores são usados para detectar se uma pessoa entrou ou saiu do campo de detecção.

Isso porque o corpo humano emite radiação e, consequentemente, há uma variação de luz infravermelha. Logo, essa variação possibilita que o detector identifique movimento dentro do seu raio de detecção.

O dispositivo identifica a pessoa nas proximidades sem a necessidade de contato direto e aciona um circuito elétrico que ativa um mecanismo, seja um alarme sonoro, o movimento de uma porta e até mesmo o display de um celular, por exemplo.

Vale ressaltar que o sensor detecta movimento e não presença de alguém. Logo, se a pessoa permanecer estática dentro do raio de detecção, é como se nada existisse para ele detectar.

É chamado de sensor passivo, porque não emite sinal algum, apenas recebe a radiação e é estimulado por ela.

O Sensor PIR é composto, basicamente, por uma placa com pinos de alimentação e sinal de saída, sensor piroelétrico e uma lente Fresnel para ampliar o raio de detecção. Além disso, conta com potenciômetros para ajustes de tempo e sensibilidade.

Embora não detecte o número de pessoas ou quão próximas elas estão, o Sensor PIR tem como vantagens baixo custo, baixo consumo elétrico, robustez e facilidade de trabalho. Ou seja, uma ótima relação custo-benefício.

APLICAÇÕES
O Sensor PIR é muito usado em produtos de segurança, dispositivos com detecção de presença, iluminação automática, acionamento automático de buzzer, lâmpadas e circuitos de automação residencial e comercial, assim como automação e controle industrial.

Um exemplo muito comum de automação residencial é a utilização do detector de presença para acionar uma lâmpada por meio de um módulo relé. Nesse caso, o Sensor PIR é ligado a um Arduino e dispara um sinal indicando a presença de alguém dentro de um raio determinado.

Um modelo de Sensor PIR muito usado é o DYP-ME003, disponível para venda no Baú da Eletrônica. Fabricado pela ElecFreaks, é pequeno, fácil de usar e flexível para projetos de prototipagem e montagens residenciais.

Tem capacidade para detectar movimento de objetos dentro de um raio de até 7 metros, uma ótima distância para acender luzes e acionar outros dispositivos de automação no local.

O funcionamento do Sensor PIR DYP-ME003 é simples. Caso um objeto entre no raio de detecção, uma saída é ativada em nível alto. Caso não haja movimento detectado, a saída fica em nível baixo.

O ângulo de detecção do dispositivo é de até 100º x 60º. No verão, pode ser um pouco menor por causa das temperaturas mais elevadas.

O Sensor PIR DYP-ME003 conta com potenciômetros para ajuste do tempo de espera para estabilização e também para ajustar a sua sensibilidade. A estabilização pode variar entre 5 a 200 segundos.

Especificações do modelo DYP-ME003
- Sensor infravermelho com controle na placa
- Sensibilidade e tempo ajustável
- Tensão de operação: 4,5-20 V
- Tensão dados: 3,3 V (alto) - 0 V (baixo)
- Distância detectável: 3-7 m (ajustável)
- Tempo de delay: 5-200 segundos (default 5 segundos)
- Tempo de bloqueio: 2,5 segundos (default)
- Trigger: (L) - não repetível (H) - repetível (default H)
- Temperatura de Trabalho: -20 a +80°C
- Dimensões: 3,2 x 2,4 x 1,8 cm
- Peso: 7 g


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com