Negócios em Foco

Saiba o que é chuveiro lava-olhos e como utilizá-lo na sua indústria


São Paulo 05/12/2019 14h51

Quem trabalha em uma empresa onde existem riscos de acidentes e contaminação sabe a importância de fornecer proteção e possibilidade de pronto-atendimento.

Ter o equipamento correto para socorro dessas ocorrências pode fazer uma grande diferença para a segurança de todos os envolvidos nas atividades do local, e um dos itens mais importantes em diversos ambientes é o lava-olhos.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para explicar o que é chuveiro lava olhos e como aplicá-lo na sua indústria. Confira!

O que é chuveiro lava-olhos?

O Chuveiro Lava Olhos não é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) como muitas pessoas pensam e sim, um Equipamento de Proteção Coletiva. A razão disso, é claro, se dá porque apenas uma unidade deste equipamento é capaz de atender uma equipe inteira de funcionários.

O principal objetivo deste EPC é a higienização imediata dos olhos, face, mãos e qualquer outra parte do corpo do trabalhador que tenha sido contaminada, seja por substâncias químicas ou até mesmo poeira, resíduos, entre outros.

Por esta razão, sua instalação torna-se fundamental não só na área dos Serviços da Saúde, como também em algumas indústrias de construção e/ou reparação naval, laboratórios ou em qualquer outra área em que haja o contato com agentes químicos.

Tipos de chuveiro lava olhos

Atualmente existem no mercado diversos tipos de chuveiro e lava olhos. Confira alguns desses tipos abaixos:

Apenas o lava olhos

Você pode encontrar apenas o lava-olhos, que são dois chuveiros pequenos de média pressão, voltados para cima e com o acionamento manual, que acompanha uma bacia acoplada para prevenir que a água caia diretamente no chão;

Portátil

Há disponível também o lava-olhos portátil, que é um pequeno frasco, leve e higiênico para a higienização ocular e uma prestação de socorro imediata nesta área;

Chuveiro lava olhos

Há também o Chuveiro e Lava-Olhos acoplados um no outro, que é o principal e mais completo item que mencionamos neste artigo, pois vem com o lava-olhos, o chuveiro e a bacia para evitar desperdício de água;

Com ducha

E ainda, poderá encontrar a Ducha Oftalmológica, que é composta por um quadro de fixação em parede com cinco duchas oftálmicas com capacidade de 500 ml cada. Este modelo é indicado para locais com muita poeira e insetos.

Regulamentação do chuveiro lava olhos

Podemos ver o Chuveiro e Lava-Olhos definido pela Norma Regulamentadora de número 32 (NR 32), que versa sobre a Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde.

Esta NR tem como principal finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Dessa maneira, na NR 32 as medidas de segurança para essa área ocupacional estão divididas por grupos de Risco. São eles:

32.2 Dos Riscos Biológicos

32.3 Dos Riscos Químicos

32.4 Das Radiações Ionizantes

32.5 Dos Resíduos

32.6 Das Condições de Conforto por Ocasião das Refeições

32.7 Das Lavanderias

32.8 Da Limpeza e Conservação

32.9 Da Manutenção de Máquinas e Equipamentos

O Chuveiro e Lava-Olhos é um item obrigatório para a segurança do trabalhador. Por este motivo, precisa estar localizado em local de fácil acesso, sem obstáculos no caminho e prontos para um atendimento imediato.

Gostou de conhecer mais sobre o chuveiro lava olhos? Aproveite e coloque em prática na sua indústria para a segurança dos profissionais da sua empresa.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com