Negócios em Foco

Administração correta das empresas aumenta lucro e produtividade


São Paulo - SP 23/02/2018 11h17

Para que a empresa se desenvolva mais no setor que está inserida, é preciso ter uma administração correta não só da produção como também do dinheiro.

Para que a empresa se desenvolva mais no setor que está inserida, é preciso ter uma administração correta não só da produção como também do dinheiro. Para obter lucro com os itens que produz ou serviços que oferece, o negócio deve possuir soluções capazes de resolver possíveis problemas sem que estes afetem o rendimento da instituição.

Um bom exemplo de como a administração correta do dinheiro faz diferença dentro de uma empresa é que diversas pessoas têm propostas para um negócio inovador, mas não dispõem de capital suficiente para adquirir máquinas, alugar um espaço ou mesmo contratar funcionários. Porém, há no Brasil instituições públicas que oferecem financiamentos para empresas investirem em melhores equipamentos como o BNDES, que em 2017 financiou para micro, pequenas e médias empresas cerca de R$ 29,7 bilhões. A linha BNDES Finame teve um crescimento de 11% em relação a 2016 ao desembolsar R$ 19,7 bilhões para organizações a fim de investir na compra de equipamentos e máquinas. No entanto, é preciso controle financeiro dentro da companhia para cumprir com os prazos estipulados de pagamento das mensalidades do contrato do financiamento, assim como informações corretas sobre valores de saldo de caixa, quantidade de produtos no estoque, custo com colaboradores, energia elétrica e abastecimento de água.

A má administração no cálculo dessas informações como erros nas contas a pagar e receber, mesmo que pequenos, são capazes de causar grandes problemas financeiros meses depois. Possuir um planejamento financeiro que contenha previsões de fluxo de caixa, lucro e que encontre um ponto de equilíbrio reduz a probabilidade de equívocos com números e permite que a empresa gerencie gastos e lucros de forma organizada.

Especialistas recomendam ter uma rotina semanal de controle e revisão do fluxo de caixa do empreendimento. Gerar relatórios semanais permite que os responsáveis façam uma administração correta e consigam tomar decisões que sejam adequadas para solucionar os possíveis problemas existentes. Além disso, possuir um sistema de gestão que registre todas essas informações permite que os serviços prestados dentro da instituição continuem mesmo com a substituição de colaboradores.

Para facilitar a administração financeira da empresa, uma boa solução é contratar uma empresa de assessoria contábil. Ao contratar este tipo de serviço, o empreendedor receberá recomendações para reduzir os custos de impostos de forma legal e melhorar a rentabilidade da empresa, além de ter auxílio para calcular o balanço patrimonial. A Seta Contábil http://www.setacontabil.com.br/ , empresa especializada em contabilidade , afirma que é preciso atenção antes dessa contratação. " A empresa precisa buscar um escritório que trabalhe com seriedade e que passe segurança, pois a assessoria terá todas as informações legais sobre o empreendimento", explica.

Definir metas mensais ou semestrais para a produção incentiva o crescimento e consequentemente, o lucro do negócio. Se os gestores trabalharem com estratégias para melhorar os serviços e itens feitos, em pouco tempo terá bons resultados. Apesar dos financiamentos serem úteis para que a empresa consiga se inserir e crescer no mercado, é preciso uma administração correta e objetividade para manter os lucros.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com