Negócios em Foco

Saiba como preservar seus móveis e eletrodomésticos por mais tempo


São Paulo - SP 25/09/2018 13h36

Dicas infalíveis para quem quer aumentar a vida útil dos eletrodomésticos

Limpeza e organização para preservar móveis e eletrodomésticos - Freepik

Todos os bens duráveis que temos dentro de casa tem uma vida útil aproximada. Mas alguns cuidados podem aumentar a durabilidade dos móveis e eletrodomésticos, a ponto de anos se passarem, e eles ainda se parecerem com artigos novos, recém tirados das lojas. Cuidar dos bens materiais que possuímos dentro de nossos imóveis em Curitiba não é uma tarefa fácil, isso porque chove bastante e a umidade do ar registrada é, na maioria das vez, alta.

Limpar, organizar, guardar, são tarefas simples do dia a dia nas casas. Mas como fazer todos esses procedimentos sem causar prejuízos para os nosso móveis e eletrodomésticos. Existe a maneira adequada para limpar cada tipo de material. Um dos vilões dos nossos bens é a água, que deve ser mantida bem longe dos móveis e dos eletrodomésticos, em geral.

Outro grande vilão é o sol. O sol quando entra pela janela causa uma sensação agradável, ilumina todos os móveis, deixa o ambiente ainda mais bonito. Mas deixar que os raios solares atinjam diretamente os móveis de madeira, por exemplo, pode causar danos irreversíveis ao produto.

Como para tudo existe uma solução, o que fazer então para evitar estragos no dia a dia, tanto dos móveis quanto dos eletrodomésticos? Qual seria a melhor maneira para guardar, limpar e reorganizar a casa toda sem causar prejuízos no bolso e nos artigos de decoração e utilidades da casa?

Como manusear os móveis?

Não é preciso procurar casas para alugar em Curitiba toda vez que não estiver satisfeito com o seu lar. Afinal, quem não quer repaginar a casa todo mês? Mesmo sem comprar nenhum artigo novo, a mudança do ambiente em que se vive traz uma agradável sensação de que estamos em um novo lugar, ainda mais aconchegante.

Essa mudança de visual de qualquer um dos cômodos da casa é muito saudável para a mente, mas precisa ser feita da melhor maneira para não causar estragos nos móveis. E quando falamos em estantes, mesas, painéis, balcões, em sua maioria esses produtos são fabricados em madeira, um dos materiais que mais se danifica nessas repaginadas nos lares.

A sacada é evitar ao máximo arrastar os móveis, principalmente aqueles que são mais pesados. Mas se isso não for possível, é bom tirar tudo que tem dentro ou sobre eles, para deixar o móvel mais leve. Manusear com cuidado, utilizando panos ou papelão nas extremidades, para evitar que o chão risque ou até mesmo que o móvel fique preso em vãos e sofra mais impacto ao ser movido de um lado para o outro.

Confira algumas dicas de como manter seu móvel de madeira com aspecto de novo e sempre limpo:

• Evite a exposição ao sol para prevenir de manchas, rachaduras e alteração de cores;

• Evite a umidade para não expandir a madeira;

• Durante a limpeza, use pano seco ou umedecido com cera líquida incolor;

• Não deixe objetos quentes sobre os móveis para evitar que queimem;

• Evite colocar copos ou objetos molhados. Use sempre descanso de copo para evitar o contato com a água.

Como prolongar a vida útil dos eletrodomésticos?

Os eletrodomésticos compõem cada ambiente de nossa casa. Eles são fundamentais para a vida moderna e no dia a dia, é impossível ficar sem usá-los. Quem não precisa de um micro-ondas? Uma máquina de lavar roupa? E até mesmo a televisão para se divertir assistindo à programação favorita no final do dia.

Não importa se você busca apartamentos para alugar em Curitiba ou se tem sua própria casa. Dentro dela, você precisará ter o básico para sobreviver: fogão, geladeira ou micro-ondas. Por isso, algumas dicas são infalíveis para quem quer aumentar a vida útil dos eletrodomésticos e economizar na manutenção de alguns equipamentos.

• Evite o calor na geladeira. Não coloque alimentos quentes para gelar. Se for transportar, que seja em pé e depois disso, deixe ao menos 2 horas sem ligar.

• Para limpar o micro-ondas desligue o aparelho da tomada e limpe com pano úmido. Para tirar gordura, aqueça um copo d’água com duas rodelas de limão por três minutos, o vapor amolece a gordura e facilita a limpeza.

• No caso do fogão, após a utilização, a tampa de vidro deve permanecer aberta. Limpe constantemente para evitar o acumulo de gordura nas bocas e forno. Faça manutenção das saídas e entrada de gás periodicamente.

• Para a máquina de lavar roupas, não ultrapasse o limite de capacidade de peso. Tire a máquina da tomada e higienize com água e sabão neutro a cada dois meses.

Os grandes vilões: umidade e maresia

Cuidar dos móveis e dos eletrodomésticos na umidade de Curitiba já é um desafio. Mas ainda mais complicado é cuidar da vida útil dos pertences quando estamos no litoral. A umidade que vem do mar e os ventos com a maresia destroem, principalmente os produtos que são fabricados em metal e alumínio, e deixam bastante sujo todo o resto.

Para cuidar dos móveis, a dica é limpar sempre as superfícies para retirar os resíduos de sal. A aplicação de óleo de peroba e lustra-móveis com frequência também é eficaz. Janelas e portões devem ter pinturas mais resistentes e revestimento antioxidante. Para os eletrodomésticos e eletrônicos, manter fechado e em capas protetoras quando não estiver usando é uma dica para não ficar úmido por causa da maresia.

Como guardar seus móveis e eletrodomésticos com segurança

Para guardar os móveis e eletrodomésticos por um longo período, é importante tomar alguns cuidados no acondicionamento dos produtos. Os eletrodomésticos devem estar embalados em capas plásticas protetoras e não podem ter contato com a umidade, para evitar ferrugem e corrosão.

Os móveis precisam estar embalados, bem limpos e também sem contato com a umidade. Embalar um sofá molhado ou sujo pode ocasionar o aparecimento de fungos. Os móveis de madeira, preferencialmente, devem ficar montados, já que desmontar diminui a vida útil do bem.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos e troque experiências sobre como manter a vida útil dos móveis e eletrodomésticos. É sempre importante estar atento ao que acontece dentro de casa para evitar acidentes e prejuízos ainda maiores no bolso.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com