Negócios em Foco

Como aumentar a liquidez dos investimentos imobiliários


São Paulo / SP 16/10/2018 09h37

Dicas para aumentar a liquidez e acelerar a venda ou locação do seu imóvel

Imóvel de luxo à venda em São Paulo - UP Real Estate

Investimentos no setor imobiliário são caracterizados pela liquidez reduzida quando comparados a investimentos em aplicações financeiras, por exemplo. Entretanto, é fato que os investimentos imobiliários podem proporcionar altos retornos haja vista que além do aluguel do imóvel ganha-se com a valorização da propriedade ao longo do tempo.

Vale ressaltar, contudo que de acordo com Paulo Gustavo Cruz, proprietário da UP Real Estate - Imobiliária focada em imóveis de alto padrão em São Paulo, Nova Iorque e Miami - há estratégias que aumentam a liquidez dos imóveis, acelerando a sua locação ou mesmo venda. De acordo com Cruz "pequenas atitudes já aumentam o giro potencial dos imóveis, isso nós comprovamos na prática quando passamos a administrar o património de nossos clientes - alugamos e vendemos em tempo recorde imóveis que estavam há tempos no mercado".
A seguir listamos algumas das dicas dadas por Paulo Cruz:

1. Se a intenção é alugar, deixe o imóvel ‘pronto’ para entrar

"É comum chegarem imóveis para nós no contrapiso ou sem marcenaria por exemplo, para locação e isso reduz abruptamente o potencial de fazer negócio rápido", relata Cruz. Por razões óbvias, quem loca um apartamento ou sala comercial nem sempre possui recursos para investir no imóvel, então se a intenção é alugar com rapidez deixe o imóvel pronto para que o inquilino entre apenas com mobiliário.
Adicionalmente execute as melhorias que o imóvel necessita, de forma a valorizar e evitar a desistência do locatário por conta de pequenos ajustes.

2. O mercado é soberano e vai precificar seu imóvel, por isso seja razoável quanto aos valores
Tudo é uma questão de Oferta e Demanda e sendo assim, o preço que você está disposto a vender ou alugar será colocado à prova quando o imóvel for anunciado. "Tenho clientes que pedem valores fora do mercado e deixam o imóvel fechado por muito tempo, arcando com custos de condomínio e manutenção", e ainda de acordo com Cruz, "na maioria das vezes, a conta não fecha. O valor que ele deixaria na mesa para fechar negócio acabe sendo inferior aos custos pelo tempo que o imóvel ficou fechado."

Haja visto esse fato, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado, ou mesmo ter seu imóvel avaliado por um corretor que conheça a região e o imóvel e que poderá informar se as suas expectativas são compatíveis com o preço que as últimas transações foram efetivadas.

3. Evite estar no imóvel nas visitas com corretor

Segundo Cruz, "parece contraditório mas o dono atrapalha nessas horas, principalmente porque ninguém fica à vontade para olhar detalhes ou mesmo pensar em melhorias sob a vigilância do proprietário". Neste sentido, deixe o corretor e seu cliente à vontade durante a visita, evitando acompanhar ambos.

4. Anuncie seu imóvel através de uma imobiliária ou corretor profissional e cuidado com a máfia das portarias e zeladores

Muitas pessoas acreditam que ao pedir ajuda para porteiros e zeladores podem acelerar o aluguel ou a venda dos imóveis em edifícios. Segundo Paulo Cruz, essa ajuda pode custar caro para os proprietários "muitos porteiros e zeladores se associam apenas aos corretores que lhes oferece comissão, se negando a passar informações para outros profissionais interessados que por ventura têm cliente para o imóvel. Estes porteiros e zeladores exercem ilegalmente a profissão de corretor de imóveis e acabam atrapalhando na liquidez do imóvel."

Sob essa ótica, o ideal é anunciar seu imóvel através de uma imobiliária ou corretor com CRECI, executando seu negócio dentro da lei.

Sobre a UP Real Estate

Especializada em compra, venda e aluguel de imóveis de alto e médio padrão, a UP Real Estate atua no mercado nacional e internacional. Os maiores diferenciais estão no atendimento personalizado, com foco na excelência no atendimento ao cliente e na expertise sobre investimentos em imóveis. A empresa, que administra uma carteira de R$2,7 bilhões de propriedades, também oferece serviços como avaliação de imóveis, atendimento de expatriados, inclusive em seus idiomas nativos (inglês, espanhol e italiano) e administração de imóveis. Saiba mais: http://www.uprealestate.com/.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com