Negócios em Foco

Veja como melhorar o formulário do seu site e aumentar as conversões


São Paulo 22/01/2020 13h38

A discussão de quais elementos devem ou não fazer parte de um formulário é um tanto quanto polêmica. São diversos tópicos a serem analisados para que o número de conversões aumente e gere mais negócios para sua empresa.

Na internet, os formulários são muito importantes para várias atividades. Muitas vezes dizem respeito ao recolhimento de informações que, após serem recolhidas e analisadas, servem de base para a criação de uma estratégia de marketing.

As transações profissionais no ambiente virtual tiveram um crescimento de 12% em 2018, comparadas ao ano anterior. Isso gerou uma renda de R$ 53,2 bilhões, segundo levantamento feito pela E-bit/Nielsen.

Levando isso em consideração, separamos este conteúdo em tópicos para mostrar algumas das partes importantes de um formulário, deixando claro o que se deve fazer para aumentar o número de conversões. Confira!

Quantidade de campos a serem preenchidos

Pode parecer algo não tão importante, mas na verdade esse detalhe faz toda a diferença. Isso porque em algum momento você já deve ter se deparado com um formulário gigantesco, cheio de perguntas a serem respondidas, não é mesmo?

Um formulário que por muitos pode ser considerado completo, mas que na verdade, gera uma sensação de desconforto.

Quando falamos de formulários é importante ter em mente que menos é sempre mais! Pedir informações desnecessárias aumentam o formulário, algo que muitas vezes quebra a disponibilidade inicial do usuário.

A maneira como os textos são colocados

A finalidade do formulário é despertar o interesse do usuário e fazer com que ele não só responda até o fim, como também se torne um consumidor do seu produto ou serviço oferecido.

Para isso, fazer um estudo de palavras com os melhores gatilhos pode ser uma boa prática para saber como deixar o usuário à vontade. Todos os elementos contidos no formulário devem servir esse propósito.

Por isso, para despertar o interesse de alguém para responder um formulário perguntando sua opinião à respeito da reciclagem de eletrônicos, ou mesmo coisas específicas como o uso de uma tela de proteção para sacada ou a aplicação de uma manta térmica para telhado.

O design do formulário

Por mais que não exista uma fórmula específica, alguns requisitos podem ser cumpridos. Isso porque, como dito anteriormente, o ideal é que o formulário não seja muito longo e nem saia muito do foco com suas perguntas.

Uma boa dica é que contenha apenas as perguntas e um botão de call to action de vermelho é garantir que o botão realmente se destaca em relação ao resto do layout da página.

Além disso, é recomendado que o formulário seja adaptado para vários dispositivos. Nos dias de hoje, as pessoas navegam não apenas em desktops, como também em tablets e smartphones. As telas são diferentes, e o ideal é que o formulário se adapte à isso.

Consiga mais negócios com o formulário

Como vimos ao longo deste conteúdo, os formulários são muito eficientes para coleta de dados e conversão. O que achou das nossas informações?

A contrapartida oferecida por você impacta diretamente as taxas de conversão, considerando que você é uma fonte de referência e de boa autoridade e que você oferece ímãs de leads convincentes.

A partir daqui, basta você criar de emails para nutrir a sua base de leads, preparação de ofertas relevantes e a qualidade do seu produto.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com