Negócios em Foco

Menu aposta na liderança feminina em setores de tecnologia, logística e produto


São Paulo 24/03/2021 12h49

Indicada como a mais desejada a se trabalhar em 2020, startup atrai colaboradoras que constroem carreira na tecnologia

Equipe da startup Menu

Diferente do que se vê na maioria das startups, na Menu - startup que conecta pequenos comerciantes do setor food service a grandes distribuidores - as mulheres tomam frente em vários cargos em setores como tecnologia, logística e produto, que na maioria das empresas ainda são quase que exclusivamente ocupados por homens. Segundo a ABStartups, cerca de 84,3% desses empreendimentos estudados são liderados pelo público masculino. Dessa forma, apenas 15,7% deles têm à frente, em cargos de liderança, uma empreendedora mulher.

Para Isis Pimenta, Head de Produto da Menu, a desigualdade de gênero em cargos de liderança é gritante e corresponde a um problema que não é específico das startups. “A ausência de mulheres em posições de destaque pode ser vista em muitas empresas ao redor do mundo corporativo. Mas aqui na Menu já nascemos diversos, apostamos na diversidade também como estratégia de crescimento, isso significa falar com consumidores na mesma linguagem”, afirma.

Indicada como a startup mais desejada a se trabalhar em 2020 pelo LindkeIn, a Menu tem investido no recrutamento de candidatas para a área de tecnologia da informação. Segundo Letícia Petarnela, Product Manager, a empresa promove um olhar de atenção e oportunidades para as mulheres, nos mais diversos níveis. “É possível ver mulheres desenvolvendo software, gerenciando produtos, liderando pessoas e iniciativas. É um olhar de quem quer mudança e busca refletir isso em suas ações, como vagas que foram preenchidas por mulheres que são ouvidas, que recebem os créditos de seus trabalhos e projetos, e são respeitadas e incentivadas a ocupar espaços”, comenta.

Mercado de tecnologia ainda tem pouca participação feminina no Brasil

A baixa participação das mulheres nos cursos de ciências e tecnologia cria um desafio às empresas que buscam aumentar a diversidade em seus quadros. Dados divulgados pelo programa YouthSpark, da Microsoft, apontam que, no país, 18% dos graduados em ciência da computação e 25% dos empregados em áreas técnicas de tecnologia da informação (TI) são do sexo feminino. “Ser mulher na área de tecnologia não é nada fácil, mas a Menu se compromete diariamente em estar atenta para garantir nosso espaço, independente da posição que seja ocupada”, finaliza Petarnela.

Durante ações anuais, a Menu não se limita à famosa rosa vermelha entregue a todas as funcionárias. Com treinamentos focados na gestão de mulheres da área de TI, a startup inspira mulheres, sobretudo no conhecimento pessoal e profissional, proporcionando palestras e encontros online ao longo do ano para discutir temas como: diversidade, liderança feminina e assuntos que impactam diretamente no dia a dia das colaboradoras.

Sobre a Menu - Desde 2016 no mercado, a Menu (https://menu.com.br)- aplicativo que abastece os restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias do mercado foodservice com estabelecimentos comerciais, vem crescendo 50% ao mês. Por meio de aplicativo, oferece mais de 45 mil produtos com entregas em SP, RJ e MG - os comerciantes têm acesso aos melhores fornecedores do país, preços mais baratos e entrega garantida em até 48 horas. A Menu já possui mais 16 mil usuários. Outros serviços que a startup oferece para os anunciantes são: agência digital, soluções de pagamento e frete. Em junho de 2019, a startup recebeu um investimento da Z-Tech - hub de inovação e tecnologia da AB - Inbev, que no Brasil atua em colaboração com a Ambev.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com