Negócios em Foco

Escuta Ativa: conheça a técnica que facilita a comunicação entre pais e filhos


Santos, SP 09/02/2018 15h16

A prática promete melhorar o comportamento e fortalecer os vínculos

Bela Pequena - Bela Pequena

Na correria do dia a dia, muitas vezes ouvimos superficialmente o que os outros têm a dizer. Existe uma grande diferença entre receber as palavras de forma passiva ou compreender empaticamente o que é dito. Para mudar esse quadro no âmbito familiar, a Escuta Ativa é uma técnica que tem ganhado espaço entre pais e mães - mas que pode ser aplicada a diversas situações do cotidiano, inclusive no trabalho.

O conceito foi empregado pela primeira vez pelos psicólogos Carl Rogers e Richard E. Farson, mas foi Thomas Gordon que ganhou fama entre os pais com o livro Parent Effectiveness Training - literalmente, um manual de apoio para educar crianças. Uma escuta empática e atenciosa pode ser difícil entre os adultos e se torna ainda mais complexa quando se trata do universo infantil, onde o sistema cognitivo ainda não está plenamente desenvolvido. Por isso, os autores apontam a necessidade de se colocar no lugar do outro.

O estresse cotidiano pode fazer com que pais e mães queiram apenas que seus filhos fiquem quietos por um momento ou obedeçam às regras. Mas esses códigos de conduta ainda não são claros para eles. O ideal, segundo a técnica da Escuta Ativa, é perguntar para a criança por que ela se sente daquela forma. Isso estreita os laços e gera mais confiança, além de estabelecer uma comunicação muito mais saudável entre ambas as partes. Os limites devem ser demarcados, mas sem gritos ou violência.

Veja algumas dicas de como praticar a Escuta Ativa, segundo os preceitos de Carl Rogers e Richard E. Farson no livro Active Listening:
Coloque-se no lugar de quem está falando
Identifique o discurso e as emoções atreladas a ele
Fique atenta às expressões faciais e linguagem corporal
Evite julgamentos e comparações no seu feedback

Sobre a Bela Pequena: o blog e ateliê Bela Pequena teve sua origem em 2010, unindo profissionais engajados na elaboração de coleções artesanais únicas, de forma que cada peça expresse o afeto e o cuidado na relação entre mãe e filha. Idealizado por Ana Paula Dantas e inspirado na pequena Giovanna, o ateliê confecciona produtos para ocasiões variadas e tem marcado a história de muitas famílias por todo o Brasil. Contato: contato@belapequena.com.br / (13) 4042-2710


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com