Negócios em Foco

Por que o ciclo PDCA vem mudando a cara da indústria brasileira


Campinas SP 17/09/2018 16h20

O ciclo PDCA é um famoso método de melhoria de processos. Ele ficou famoso com o crescimento de várias empresas que o utilizam.

DINO

Uma das razões para a gritante falta de competitividade do Brasil é a falta de método ao realizar o seu trabalho. Faz-se muito, com pouco foco e muita ineficiência. Na maioria das vezes isso não é má-fé do colaborador, mas sim falta de conhecimento de como se fazer direito. Ninguém acorda de manhã para fazer um péssimo trabalho.

Mas como mudar essa realidade? É necessário aprender a se fazer as coisas direito. E até para aprender, é necessário um método. E com isso vêm o famoso ciclo PDCA que muita gente utiliza.

Este ciclo tem 4 etapas: planejar, fazer, checar e agir. Quando alguém usa o PDCA, ele pode entender melhor como treinar suas hipóteses e gerar uma melhoria. É algo muito parecido com o DMAIC , um outro roteiro de melhoria.

Qualquer um pode conhecer mais sobre isso em cursos de White Belt, como o da FM2S. Esses cursos apresentam os fundamentos básicos para a melhoria de processos e excelência operacional.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com