Negócios em Foco

Por que a redução de custos nem sempre é a saída para a crise


Campinas SP 17/09/2018 15h32

Nessa época nebulosa, todos buscam cortar custos o mais rápido possível. Mas isso nem sempre significa o sucesso da empresa. Algumas estratégias visam sanar este problema.

DINO

Atualmente, frente às incertezas e variações da economia brasileira, todas as empresas estão buscando cortar custos. Essa busca insaciável por reduções acaba cortando muitas vezes onde não deveria. Um exemplo disso são os investimentos que deveriam garantir o futuro da empresa.

Mas como proceder de maneira diferente? Afinal, se não salvarmos a empresa hoje, não precisaríamos salvá-la amanhã. A melhor das alternativas encontra-se nas estratégias de melhoria contínua. Estas estratégias, baseadas em metodologias como o lean manufacturing e o Seis Sigma , propõem a redução de custos hoje com a melhoria da qualidade amanhã.

Elas geralmente funcionam como a implementações de roteiros. Um dos roteiros mais famosos é o roteiro DMAIC. Esse roteiro ensina em 5 passos como sair de um resultado ruim em um indicador e melhorá-lo em pouco mais de 3 meses.

Qualquer um pode se desenvolver nessas metodologias. E pode, inclusive, começar de graça. Algumas empresas, como é o caso da FM2S, uma empresa filha da Unicamp, desenvolveram cursos gratuitos para ensinar as pessoas a entender e aplicar essas metodologias. Exemplos disso são os cursos de White Belt e de Lean, disponíveis no site da empresa.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com