Negócios em Foco

Nestlé premia ações no Fórum Mundial da Água


São Paulo, SP. 17/01/2018 17h35

Iniciativas socioambientais serão reconhecidas pela multinacional durante o encontro mundial que debaterá a crise hídrica, em março, em Brasília. O programa “Agricultor Saudável”, desenvolvido no Brasil pelo INPES, concorre na categoria Desenvolvimento Rural.

O prêmio Criação de Valor Compartilhado completa dez anos com o número recorde de inscrições. Iniciativa global da Nestlé, um das maiores companhias de alimentos do mundo, a premiação ocorrerá em março próximo, durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília – evento a ser realizado pela primeira vez no Brasil.

O CSV Prize, do inglês Creating Shared Value, busca identificar e apoiar – conceitual, institucional e financeiramente – projetos que contribuam para mudanças em comunidades em áreas urbanas e agrícolas. Em 2017, a premiação totalizou 1.072 trabalhos, inscritos por mais de setenta países.

Os projetos devem focar melhorias com uma das três abordagens: preservação e uso racional de água; ações que favoreçam o desenvolvimento rural; e nutrição, com melhorias na produção e qualidade de alimentos.

A Nestlé tem se empenhado em promover, globalmente, o conceito de Criação de Valor Compartilhado na gestão estratégica dos negócios, criado por Michael Porter, um dos mais conceituados pensadores da Administração moderna.

SEGURANÇA ALIMENTAR
Um dos trabalhos brasileiros participantes do Prêmio Nestlé é o Programa Agricultor Saudável. O projeto foi criado em 2012, por médicos da Faculdade de Ciências Médicas, FCM, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, em São Paulo, e hoje sob coordenação do Instituto de Pesquisas em Educação e Saúde "Prof. Dr. Waldemar Ferreira de Almeida" - INPES.

“A FAO, órgão da ONU dedicado à agricultura e à alimentação, aponta o Brasil com o maior potencial de se tornar a grande fronteira supridora de alimentos para o mundo. Mas, para tanto, precisamos multiplicar experiências sob o prisma do desenvolvimento rural sustentável”, afirma Ângelo Zanaga Trapé. Médico e doutor em Saúde Coletiva pela FMC, da Unicamp, onde lecionou e coordenou a Área de Saúde Ambiental, Trapé é um dos criadores e presidente do INPES.

RECURSOS NATURAIS
“Com a gestão de Stewardship e treinamento, o projeto compartilha valor ao promover o manejo desses insumos de modo seguro à saúde dos agricultores e aos recursos naturais, como a água”, explica a médica ocupacional Gecimara Huybner, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, CEREST, em Tianguá, Ceará, e vice-presidente do INPES. “Esta é a forma de viabilizar a produtividade e a renda no campo e o desenvolvimento rural sustentável – o grande desafio na agricultura familiar”, afirma Gecimara Huybner.

Apoiado por entidades do agronegócio, entre 2012 e 2017, os resultados do Programa Agricultor Saudável foram apresentados à comissão julgadora da Nestlé, para o Prêmio CSV. As ações foram realizadas em todas as cinco regiões geográficas do país; percorreram catorze dos 26 estados; chegaram a 33 cidades e beneficiaram 3.280 agricultores, que produzem 31 tipos de culturas e alimentos.


17 de Janeiro de 2018.

Saiba mais sobre o Programa Agricultor Saudável:
http://tinyurl.com/yddrycve

Mais informações sobre o CSV Prize, da Nestlé:
www.nestle.com/csv/what-is-csv


SOBRE O INPES
A comunidade científica pode oferecer inestimável apoio e, com iniciativas concretas, atuar em favor do desenvolvimento sustentado. Com esta visão, médicos, acadêmicos e pesquisadores em Saúde, Química, Agronomia, Biologia e outras áreas criaram o Instituto de Pesquisas e Educação em Saúde “Prof.Dr. Waldemar Ferreira de Almeida” - INPES.

Entidade sem fins lucrativos, de natureza privada, o INPES realiza estudos e projetos de trabalho em Saúde. Constituído por associados, entre médicos, pesquisadores e profissionais da saúde, também é integrado por instituições e empresas alinhadas aos seus objetivos.
Saiba mais sobre o INPES:
http://www.inpesbr.org

CONTATOS COM A IMPRENSA:
Antonio Carlos Moreira
11 4872-8289 / 11 99933-7158
acarlosmoreira05@gmail.com


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com