Negócios em Foco

Dicas para conseguir bolsas de estudos em faculdades


São Paulo - SP 09/05/2018 13h23

Buscar qualificação profissional é um requisito indispensável para se ter sucesso no mercado de trabalho. Para isso, diversas instituições oferecem cursos a nível de graduação, pós-graduação e cursos técnicos, para que os alunos possam se especializar, diferenciando-os por meio da educação e do estudo.

Muitas dessas instituições são públicas e dispõem de cursos gratuitos, financiados pelo governo e órgãos do Estado. Outras, no entanto, são particulares, e demandam que seus alunos banquem mensalidades, que variam de acordo com o nível do ensino e o curso escolhido. Mas há várias meios de se conseguir uma bolsa de estudos para aqueles que desejam ingressar em uma instituição privada e não têm possibilidade de arcar com os custos. Confira alguns meios abaixo:

ProUni

Com bolsas destinadas a estudantes de baixa renda, esse programa do Ministério da Educação, que depende de bolsas integrais e parciais, exige que os concorrentes prestem o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Obtendo nota mínima no exame, o aluno passa a concorrer por uma vaga nos cursos escolhidos, obedecendo a uma classificação de acordo com sua nota. Há outras condições que também precisam ser satisfeitas, como por exemplo ter cursado o ensino médio todo em escola pública (ou escola privada, porém com bolsa integral), ser portador de deficiência ou professor da rede pública.

Educa Mais Brasil

Programa que oferece mais de 250 mil bolsas de até 70% da mensalidade. Tendo parceria com muitas faculdades conceituadas, oferece bolsa de estudos na Faculdade Anhembi, por exemplo, e em mais 18 mil instituições parceiras em todo o país, priorizando os estudantes que não possuem condições de pagar as mensalidades em sua totalidade. Além de cursos de graduação e pós-graduação, o Educa Mais Brasil também dispõe de bolsas para a educação básica, cursos de idiomas, cursos técnicos, profissionalizantes e preparatórios para concursos e vestibulares.

Guia do Estudante

Plataforma lançada com o nome de Guia do Estudante Bolsas, oferece bolsas de estudos que cobrem até 75% da mensalidade, durante todo o período do curso. Basta o aluno pesquisar neste site uma faculdade e um curso, verificar se há bolsas disponíveis e fazer sua inscrição para que, posteriormente, realize a prova da instituição selecionada.

Outras plataformas

Vários outros programas e plataformas, além dos que citamos aqui, se dedicam a parcerias com instituições de ensino e oferecem bolsas de estudo, como a Fundação Estudar, a Educafro e o programa Mais Bolsas.

As faculdades e universidades

Em alguns casos, a própria instituição privada que o aluno gostaria de estudar oferece modalidades de bolsas, mediante diferentes critérios, como renda, boas notas, bom rendimento no vestibular, idade, etc. Vale a pena buscar informações diretamente com as faculdades e universidades de interesse, para verificar se dispõem de bolsas para o curso desejado.

Financiamento

Em alguns casos, quando não foi possível conseguir uma bolsa de estudos integral, é viável pensar em fazer um financiamento das mensalidades, que funciona quase como um empréstimo, possibilitado pelos bancos, pelas próprias universidades ou pelo governo, por meio do FIES. Nesse último caso, basta realizar a inscrição pelo site informando o curso e a instituição e aguardar a validação da inscrição para, posteriormente, contratar o financiamento.

Para conseguir uma bolsa de estudos de algum desses programas, é imprescindível prestar atenção nos requisitos de cada um deles, nas condições que precisam ser atendidas e nas modalidades de bolsa, sejam elas integrais ou parciais. Mantenha-se focado, resiliente, e, mesmo diante de respostas não favoráveis, não desista do estudo e de sua profissionalização. Pesquise plataformas, informe-se nas instituições e tenha sempre em mente que estudar é fundamental.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com