Negócios em Foco

Termotécnica faz parceria para recolher e reciclar marmitas de isopor distribuídas pelos restaurantes populares de Joinville


Joinville/SC 16/07/2021 10h54

Essa é mais uma iniciativa da companhia, que acaba de ser reconhecida no Mérito Ambiental Fiesp com case de logística reversa e reciclagem de EPS

A substituição do atendimento presencial pela entrega de marmitas nas duas unidades do Restaurante Popular de Joinville levou ao uso de embalagens de EPS (mais conhecido como isopor - marca registrada de empresa terceira). Elas acondicionam cerca de 1.500 refeições diárias, que atendem principalmente pessoas vulneráveis do município. Nos últimos meses, essas pessoas foram sensibilizadas a trazer de volta suas embalagens para o restaurante, para que pudessem ser coletadas e recicladas pela Termotécnica, que tem matriz na cidade, voltando ao mercado para dar origem a novos produtos.

O primeiro contato entre a Termotécnica e o Restaurante Popular aconteceu após uma live da Semana Lixo Zero Joinville 2020, quando a equipe dos restaurantes conheceu como era feito o processo de reciclagem do isopor na unidade da companhia em Pirabeiraba. Na sequência foi feito um trabalho de conscientização dos funcionários e dos usuários do restaurante e a coleta passou a acontecer semanalmente.

Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, (na foto com os coordenadores dos restaurantes populares) destaca a importância das empresas investirem em ações conjuntas de educação para a reciclagem. “Tudo começa nas pessoas, que precisam fazer a sua parte: descartar o produto limpo no local adequado. Parcerias como essa podem se estender para outros lugares que distribuem alimentos e para outras cidades”.

Lorenne Sarubi Mileo, Nutricionista/Gerente Administrativo Financeira da Asanj (Associação de Segurança Alimentar Nutricional de Joinville) e coordenadora dos restaurantes populares da cidade, diz que houve boa adesão dos frequentadores dos restaurantes à iniciativa. “Por meio do alimento, sensibilizamos as pessoas para a reciclagem, transformando um comportamento que gerava lixo em solução para o meio ambiente. Queremos expandir esta iniciativa para o projeto Alimentando o Presente, que distribui marmitas no Morro do Meio.”

Uma ação similar está acontecendo em Joinville com o projeto Isopor® Amigo, uma iniciativa de reciclagem da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) com apoio de diversas empresas do segmento (Termotécnica entre elas). Depois de um projeto-piloto no Perini Business Park, o projeto Isopor Amigo trabalha para expandir a sua rede de coleta. Quem tem um volume de material para reciclar, pode manifestar interesse em um PEV (ponto de entrega voluntária) da campanha, basta fazer contato através do link: https://forms.gle/cg98iuJdbNzD66Xh6

O Restaurante Popular Herbert José de Souza, (RP 1), fica na rua Urussanga, 442, bairro Bucarein, e no Restaurante Popular Zilda Arns, (RP 2), na avenida Alvino Hansen, 65, no Adhemar Garcia.

Termotécnica é destaque no Mérito Ambiental Fiesp com case de logística reversa e reciclagem de EPS

A Termotécnica foi reconhecida no 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com menção honrosa na categoria médias e grandes empresas, pelo projeto “Reciclar EPS – da logística reversa a novos produtos”. O case mostra a trajetória pioneira da empresa ao estruturar uma rede de parceiros e investir na reciclagem do EPS pós-consumo, transformando um material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo reciclado valorizado no mercado. O resultado do programa contabiliza mais de 44 mil toneladas de EPS recicladas, cerca de 1.000 pontos de coleta do material em várias regiões do país e geração de emprego e renda para cerca de 5.000 famílias.

O programa Reciclar EPS contempla serviços de logística reversa e reciclagem, ampliando o ciclo de vida dos materiais, evitando a exploração de novos recursos finitos e contribuindo para circularidade do material e preservação do meio ambiente. O EPS é um exemplo de que o plástico pode conviver em harmonia com o desenvolvimento sustentável. O produto não representa riscos à saúde e ao meio ambiente, é composto por 98% de ar e é 100% reciclável com baixo consumo de água e energia. Não contamina o solo, o ar e a água e por ser extremamente leve pode reduzir a pegada de carbono nos transportes quando comparado com outros materiais.

A reciclagem do EPS gera uma nova matéria-prima, denominada Repor® - marca de poliestireno reciclado da Termotécnica -, utilizado na fabricação de rodapés, vasos, decks, cabides, entre outros produtos.

De acordo com Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, a conquista de um reconhecimento como o da Fiesp “reforça a missão da empresa de promover uma mudança cultural no Brasil, buscando a conscientização coletiva de que o EPS é um plástico reciclável que precisa ser descartado de forma correta para ter seu ciclo de vida prolongado”.

O Reciclar EPS

A Termotécnica lançou seu programa Reciclar EPS em 2007, com os objetivos de reduzir a emissão de resíduos, fomentar a cultura da reciclagem e aumentar seu portfólio de produtos. O programa antecipou-se até mesmo à legislação, pois somente em 2010 foi lançada a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, instituindo a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos.

Com o programa Reciclar EPS, a empresa agrega clientes, varejistas, concorrentes, fornecedores, importadores, cooperativas e consumidores para realizar de forma integral uma logística reversa das embalagens pós-consumo. Para divulgar o programa, a Termotécnica realiza ações de conscientização, como palestras e exposições em eventos, mantém o portal www.reciclareps.com.br informando pontos de coleta do material e desenvolve parcerias com cidades interessadas em reduzir o lixo em aterros.

Termotécnica: inovação com sustentabilidade

Tendo a inovação e a sustentabilidade no seu DNA, a Termotécnica é uma das maiores indústrias transformadoras de EPS da América Latina e uma das empresas mais sustentáveis do Brasil. O desenvolvimento sustentável está entre as prioridades da companhia, e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Com matriz em Joinville (SC) e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com