Negócios em Foco

Saiba porque é importante investir em segurança do trabalho


São Paulo 13/01/2020 13h18

Apesar de muito negligenciada em muitos segmentos, a segurança do trabalho é obrigatória para todos os tipos de empresas é muito importante para o bom desenvolvimento dos negócios.

Quando esse setor recebe a atenção devida, aumenta a satisfação do trabalhador que passa a ter mais motivação para entregar resultados.

A segurança do trabalho é tratada como um setor dentro das empresas, mas não é composta obrigatoriamente por funcionários internos e muitas vezes não está presente fisicamente. Isso porque o empregador pode optar por terceirizar o serviço.

Pensando na necessidade da segurança no trabalho, preparamos este conteúdo para falar um pouco sobre esse “setor”. Acompanhe!

O que é segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é basicamente um conjunto de normas e leis predispostas pelo governo. Todas elas são criadas com o objetivo de prevenir acidentes, além da preservação da saúde física e mental.

As normas e leis relacionadas à segurança do trabalho impõem uma série de obrigações aos empregadores, mas também cobram atitudes dos trabalhadores.

Existem normas que regulamentam os mais diferentes tipos de atividades e situações. Cabe aos profissionais formados na área de segurança do trabalho o papel de determinar quais são as normas e procedimentos que contemplam os riscos presentes na sua empresa por meio de um estudo minucioso de todas as atividades desenvolvidas.

A partir desta análise o profissional de segurança do trabalho vai desenvolver procedimentos de segurança que devem ser seguidos à risca por todos os funcionários, e cabe ao empregador desenvolver junto ao profissional responsável e aos seus empregados a implementação de uma cultura de segurança do trabalho.

O empregador precisa oferecer todos os insumos necessários para o cumprimento dos procedimentos de segurança, assim como os equipamentos de proteção individual (EPI’s) e a promoção das melhorias necessárias dentro do ambiente de trabalho.

Prevenção como a melhor maneira de garantir segurança no trabalho

Tão importante quanto o uso dos equipamentos de proteção individual corretos são as medidas e procedimentos preventivos. A maioria dos acidentes que afastam os trabalhadores de suas atividades diariamente são completamente evitáveis.

Por essa razão, é muito importante a adoção de uma postura mais responsável e a obediência às orientações impostas pelo setor de segurança do trabalho durante a realização de qualquer atividade dentro do local de trabalho.

Existem diversas atitudes que a princípio parecem inocentes mas que na verdade são irresponsáveis e acabam colocando a saúde do trabalhador em risco. São coisas feitas de forma inconsciente na correria das tarefas diárias e que precisam de uma dose de disciplina para serem evitadas.

Comunicação e segurança do trabalho

Uma comunicação eficiente pode colaborar na implementação da cultura de segurança do trabalho em qualquer ambiente. As normas e procedimentos estabelecidos pelo setor de segurança do trabalho precisam ser repassados aos colaboradores de maneira clara e concisa.

É importante haver reuniões periódicas para que os profissionais de segurança do trabalho falem sobre as normas e procedimentos a serem seguidos. As orientações devem ser passadas de maneira didática, e o profissional responsável pelo repasse deve garantir que nenhum colaborador está com dúvidas.

Uma boa opção para reforçar procedimentos é a instalação de painéis ou telas de TV nos espaço de convivência dos colaboradores. Nos painéis podem ser fixados cartazes com lembretes sobre a utilização correta dos EPI’s.

Além disso, também pode conter sobre os processos para operação das máquinas, utilização de ferramentas e outras práticas que diminuem os riscos de acidentes.

Para o colaborador entender qual a real importância da segurança do trabalho e prevenção de acidentes, é importante que o assunto seja inserido de maneira constante e natural em sua rotina. Portanto, reforce a importância das boas práticas e da utilização correta e responsável dos equipamentos de proteção individual.

Gostou do nosso conteúdo? Agora é só aplicar essas normas e procedimentos e ter uma empresa muito mais segura.

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Negócios em foco.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com