Negócios em Foco

Recrutamento: você está fazendo da maneira certa?


São Paulo 05/03/2020 14h11

Como o processo de recrutamento pode afetar a marca de um empregador

Por Mariane Guerra

Quando pensamos no processo de recrutamento e seleção, geralmente imaginamos um empregador avaliando se um candidato é a opção certa. É muito raro pensar que o candidato também esteja avaliando o empregador. O processo de recrutamento diz muito sobre um empregador e, se não for conduzido da maneira correta, poderá prejudicar a marca, tornando mais difícil atrair novos talentos no futuro.

Indo além, frequentemente os candidatos são também potenciais clientes da marca empregadora cuja experiência durante um processo seletivo pode sua percepção da marca ou até dos produtos.

A primeira impressão é a que fica (então ela precisa ser positiva)

Tanto o candidato quanto o empregador querem evitar uma experiência ruim de recrutamento. Na realidade, quando os candidatos têm uma experiência negativa, eles costumam comentar sobre ela com amigos, colegas e até nas redes sociais.

Os recursos online são extremamente úteis para as empresas atraírem candidatos potenciais. No entanto, a última coisa que uma empresa deseja é chamar atenção pelos motivos errados. Atualmente, os candidatos têm plataformas para compartilhar suas experiências com processos de recrutamento com outros possíveis candidatos. Eles podem publicar assuntos específicos da entrevista, avaliar a experiência e analisar a dificuldade do processo.

Isso é muito bom para marcas com um histórico de recrutamento positivo. Mas não é muito bom para aquelas que precisam melhorar seu processo.

O que pode influenciar a percepção de um candidato em relação a uma empresa?

A maneira como os empregadores tratam os candidatos durante a fase de recrutamento pode indicar se esses candidatos serão valorizados caso sejam contratados. O processo de comunicação com o candidato ou até a falta de comunicação pode levar o candidato a entender que a empresa é negligente na forma de tratar seus colaboradores. Sendo assim, sua primeira impressão precisa ser boa. Há muitos momentos durante o processo de recrutamento em que os empregadores têm a oportunidade de deixar uma impressão positiva ou negativa. É necessário estar atento.

1. Não deixe os candidatos sem resposta

Nenhuma resposta após a candidatura, nenhum comentário depois de uma entrevista… Todo candidato já passou por isso. Receber uma resposta pode ser raro para os candidatos. Portanto, isso é algo muito valorizado. Tente manter o candidato informado sobre cada etapa do processo e sempre dê um feedback quanto o processo for concluído. Se você teve tempo para entrevistá-los, deve ter tempo para explicar porque eles não foram escolhidos para o cargo. Isso transforma uma experiência negativa em construtiva e pode resultar em uma crítica online positiva para a empresa.

2. Seja transparente sobre os valores da empresa

Tanto a entrevista quanto o processo de recrutamento como um todo são oportunidades de conhecer o candidato, mas ele também deseja conhecer a empresa. A empresa tem uma boa estratégia de remuneração? A gerência tem uma forma transparente de comunicação com a equipe? Como é a cultura da empresa? Compartilhe essas informações com os candidatos. Isso pode ser o ponto crucial para garantir os melhores talentos. E ainda pode ajudar os candidatos a avaliarem se é uma boa oportunidade para eles.

3. Facilite as candidaturas online

O processo de candidatura é uma experiência demorada e repetitiva. Uma candidatura online simplificada pode deixar uma impressão permanente nos candidatos. Encontre as ferramentas e plataformas online certas que podem ajudar você a simplificar o processo de candidatura, tornando a vida mais fácil para o candidato e a empresa.

Por que um bom processo de recrutamento também é bom para a empresa?

Um processo de recrutamento positivo pode influenciar o sucesso de uma empresa de várias maneiras. Como você já sabe, o processo de recrutamento afeta bastante a marca do empregador. Se um candidato tem uma experiência positiva, a imagem da marca da empresa será positiva. O contrário também é verdadeiro!

Se a marca de empregador da empresa for sólida, ela atrairá os melhores candidatos e realizará um processo de recrutamento muito mais proveitoso. Trata-se de um ciclo que começa por garantir que o processo de recrutamento seja o melhor.

Então, será que o seu processo de recrutamento atende a todos esses requisitos?


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com