Negócios em Foco

Como organizar uma turnê com PGA

Aprenda como organizar uma turnê utilizando o sistema organizacional PGA


Rio de Janeiro 27/04/2019 01h10



Você já ouviu falar em (P.G.A)?

É uma sigla que representa em inglês: (Purpose, Goal e Action), que em português quer dizer: (Objetivo, Meta e Ação). A grande maioria dos artistas confundem objetivo e meta, acham que são a mesma coisa, a ação, por outro lado é mais fácil de se definir, porem, é muito difícil pôr em pratica.

Grandes escritórios de administração artística, costumam utilizar uma ferramenta chamada: "Canvas-P.G.A" ou "Canvas-O.M.A", ela facilita a elaboração dessas três premissas de forma visual, permitindo que a equipe envolvida no projeto desenvolva um bom plano de negócio com o Objetivo bem traçado, Metas realistas e quais Ações serão precisas para que o projeto termine de maneira bem sucedia.

Reza a lenda que o Canvas-P.G.A foi desenvolvido por Frank DiLeo (empresário de Michael Jackson na época), para a turnê Bad World Tour, essa, foi a primeira turnê em carreira solo do famoso cantor e compositor norte-americano Michael Jackson, do seu sétimo álbum solo, Bad (1987). Patrocinada pela Pepsi, a Bad Tour se iniciou em Tóquio, no Japão, em 12 de setembro de 1987, e terminou um ano e meio depois, em Los Angeles, nos EUA, em 27 de janeiro de 1989 — visitando Ásia, Europa, América do Norte e Oceania, em 123 datas em 55 cidades de 15 países, para um total de 4,4 milhões de fãs —, e arrecadando US$125 milhões, fazendo da Bad Tour, a turnê mais rentável e de maior audiência de todos os tempos, segundo o Guinness Book, recorde esse que o próprio cantor superaria em 1993 e 1997, em suas duas seguintes turnês em carreira solo, Dangerous e HIStory World Tour, respectivamente. Fran DiLeo precisava de uma maneira simples e ao mesmo tempo eficaz para a elaboração de um projeto tão grandioso como esse, então junto com alguns membros da equipe, desenvolveu o Canvas-P.G.A.

Você deve está se perguntando: - Como posso fazer o meu Canvas-P.G.A? É simples, e vou te ensinar agora!

Aqui na gravadora colamos na parede um folha de Cartolina Dupla e desenhamos os quadros com Caneta Piloto e para preencher os quadros utilizamos Post-it. Na parte inferior da folha faça uma lacuna de 15cm dividida em 5 colunas com as palavras: Projeto, Início, Fim, Gastos, Ganhos. Onde serão colados os Post-it com o nome do projeto, dada de início, data de fim, todos os gastos e formas de faturamentos do projeto. No restante da folha você fará 3 colunas denominadas com: artista, objetivo e metas; as ações serão adicionadas com os Post-its. Na coluna "Artista" as ações do artista, na coluna "Objetivo" as ações necessárias para alcançar o objetivo e na coluna "Metas" as ações necessárias para alcançar as metas. como pode ver, é uma experiência extremamente simples, mas com um contexto extremamente fodastico. O Canvas-P.G.A pode ser utilizado para várias fases do projeto, desde a gravação de uma música até a elaboração de uma turnê. Espero que você tenha gostado dessa sacada, comente aí o que achou e compartilhe com a galera da sua equipe, acredito que eles irão gostar. Um forte abraço e até a próxima dica!

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre marketing e projeção musical, basta procurar por Estrategista Fonográfico Geovane Bento nas redes sociais.



Compartilhe esta notícia

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com