Negócios em Foco

Consultoria de Recursos Humanos pode auxiliar micro, pequenas e médias empresas


Rio de Janeiro 25/10/2019 12h00

Consultora Aline Gomes Aline destacaalguns benefícios da contratação deste tipo de serviço

A psicóloga Aline Gomes atua como consultora de RH há 15 anos

Ao iniciar uma empresa, mesmo de pequeno porte e com equipe reduzida, muitos empresários e empreendedores sentem grande dificuldade na gestão de pessoas. Alguns se preparam com cursos e especializações que envolvem a atividade fim do negócio, ou mesmo o setor administrativo e financeiro, e acabam não sabendo como gerenciar os contratempos que surgem na área de pessoal. Para sanar esse tipo de demanda, o mais indicado é a contratação de uma consultoria de Recursos Humanos que pode auxiliar não só na gestão dos colaboradores, como também no desenvolvimento deles e, por consequência, da empresa.

Mais do que as tarefas relacionas ao Departamento Pessoal, como olhar para o cumprimento das obrigações trabalhistas da organização (folha de pagamento, contratos, benefícios, folhas de ponto, férias etc), a consultoria de RH tem o propósito de entender o relacionamento entre colaboradores e gestores para criar estratégias de mudanças que estejam alinhadas aos objetivos da empresa, sem deixar de atender às necessidades dos funcionários.

A psicóloga Aline Gomes, que atua como consultora de RH há 15 anos, destaca que os problemas relacionados à gestão de pessoas são diversos: "Os gestores chegam com várias queixas como dificuldade para desenvolver e reter talentos, alto índice de turnover, baixa produtividade, desmotivação dos colaboradores, entre outros".

A consultora esclarece que por meio de diversas ferramentas, é possível realizar uma análise do clima organizacional da empresa, além de poder verificar quais as competências e como se comporta cada funcionário. "A pesquisa de clima é muito importante, pois me dá uma leitura da empresa sob a ótica dos colaboradores. A partir dele é que consigo apontar com clareza as mudanças necessárias a fim de atender as possíveis demandas dos funcionários e, consequentemente, melhorar a produtividade para atingir de forma mais rápida e assertiva os resultados da empresa. Afinal, já foi comprovado que colaborador feliz rende muito mais e atinge mais facilmente as metas” - afirma.

Feito o diagnóstico, a consultoria atua na implementação e desenvolvimento das atividades de Recursos Humanos como recrutamento, seleção, treinamento, plano de carreira, offboarding etc.

Aline aponta alguns benefícios da contratação deste tipo de serviço: "Com a rotina de trabalho, mesmo as empresas que dispõem de um setor de RH não conseguem identificar os problemas, pois eles passam a fazer parte do cotidiano da organização. Como consultora, eu consigo estar dentro da empresa com uma visão externa do negócio, sem interferências. Ao final do trabalho, conseguimos ter objetividade nos processos e uma otimização dos resultados" - finaliza.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com