Negócios em Foco

Grupo Zelo investe em inovação e tecnologia para superar a crise


Belo Horizonte 17/07/2020 17h22

Empresa mineira do segmento funerário promove iniciativas e inova durante a pandemia do Covid-19

Divulgação

A pandemia de coronavírus têm obrigado empresas de todos os tamanhos a se reinventar para garantir sua sobrevivência nesse período de crise econômica e sanitária. E no setor funerário também não poderia ser diferente. O segmento precisou buscar alternativas e desenvolver estratégias para manter suas atividades durante a pandemia, apesar do impacto causado pelo isolamento social necessário para evitar a disseminação da Covid-19.

O Grupo Zelo, empresa mineira presente em mais de 600 cidades de todo o país, com atuação nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, investiu na tecnologia, na inovação e no marketing como estratégias para superar a crise e garantir a qualidade do atendimento.

Os clientes do Grupo já contam, por exemplo, com o serviço de velórios on-line, sem custo adicional, para garantir que as famílias possam se despedir de seus entes queridos. “Temos um equipamento, que permite através de um link privado no YouTube, que um familiar conceda acesso a quantas pessoas quiser, para assistir on-line o velório. A ferramenta permite a pessoas distantes, ou impedidas pela pandemia, estarem de alguma forma mais próximas da família enlutada e manifestar por escrito seus sentimentos naquele momento”, explica Lucas Provenza, CEO do Grupo Zelo.

Além do investimento em inovação e tecnologia, todos os colaboradores da área de operação e atendimento foram capacitados para atuar com segurança durante a pandemia, para evitar a disseminação da Covid-19. Os funcionários receberam kits de EPI e o Grupo Zelo tem seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias municipais, estaduais e federais.

Inovação e Tecnologia

Diversas iniciativas foram desenvolvidas pelo Grupo Zelo para auxiliar neste momento de Pandemia. A empresa tem trabalhado em diversas frentes, conforme afirma Provenza, “a equipe tem trabalhado intensamente para prever tendências, a partir de informações primárias e secundárias, para propor e implementar ações que já vinham preparando o Grupo Zelo para mudanças e reações rápidas”.

O CEO do Grupo salienta que este empenho já apresenta resultados. “Hoje temos uma visão mais clara do funcionamento dos nossos canais de venda, de atendimento e dos itens de melhoria. Conhecemos melhor nossos pontos fortes e temos noção de onde e como podemos crescer. Todas estas visões são caminhos de consolidação do negócio”.

O aprimoramento das ferramentas de atendimento, venda e cobrança, como BOTs e VoiceBOts e sistema Discador, além da criação de um novo E-commerce, são alguns exemplos de ações desenvolvidas. Foram aprimoradas também ações que contribuem para as vendas: ampliação e segmentação das campanhas de mídia digital; a realização de pesquisa de mercado estruturada, para entender a jornada do cliente e direcionar a expansão comercial; a realização continuada de análises de produtividade, viabilidade de produtos, redução de custos, ampliação e retenção de carteira.

Uma ferramenta de vendas e atendimento, o BOT do Grupo Zelo tem como objetivo garantir uma experiência excelente para os clientes. Ao acessar o site da empresa, já no primeiro contato, o usuário se identifica como cliente ou não cliente. A partir daí, toda a oferta de serviços é customizada pelo BOT, para que o atendimento seja breve e assertivo.

“Fornecendo o CPF ou número de contrato, o usuário têm à disposição os mesmos serviços disponíveis na área do cliente ou na loja física. Pelo Whatsapp, ele pode informar um falecimento, solicitar a transferência ou regularização de um jazigo, pedir 2ª via de boleto ou da carteirinha da Rede de Descontos, trocar de plano, trocar o meio de pagamento, entre outras funcionalidades”, aponta Lucas Provenza.

A praticidade também está disponível para quem não é cliente do Grupo Zelo, pois através do BOT Zelo, é possível comprar qualquer produto da empresa, tirar dúvidas sobre lojas e planos e até mesmo enviar um currículo para participar de processos seletivos.

Novo Portal de vendas e lançamento do e-commerce

Até o começo de 2020, o Grupo Zelo atuava em duas frentes para a comercialização dos planos funerários: telemarketing e vendas externas. “No telemarketing fazíamos a vendas e os clientes assinavam o contrato enviado pelo motoboy ou de forma eletrônica. Nas vendas externas, toda o processo era presencial”, comenta o CEO do Grupo Zelo.

Com a mudança do cenário, causada pela pandemia de Covid-19, o Grupo precisou de agilidade para implantar rapidamente, em abril, o novo modelo de vendas que estava em desenvolvimento: o portal de vendas on-line, utilizado pela equipe comercial. Esta foi a principal inovação implantada na vendas, de acordo com Lucas Provenza.

“Com a pandemia tivemos uma alteração significativa no trabalho da equipe de vendas externas. Registramos uma redução na vendas de aproximadamente 50% em março e abril, e de 20% em maio. Com a adaptação dos vendedores ao Portal de Vendas e a nova dinâmica de trabalho, conseguimos estabilizar as vendas”, comemora o CEO do Grupo Zelo.

As ações de comunicação também foram essenciais para o resultado positivo destas inovações, com a criação de peças gráficas e o desenvolvimento de treinamentos específicos, para a divulgação dos planos de assistência funerária.

Outro avanço foi o lançamento do novo site, um marketplace que oferta produtos e serviços funerários correlatos na mesma plataforma. “Através do portal https://grupozelo.com/loja/, estamos conseguindo ter acesso aos clientes sem a necessidade da presença física”, ressalta Provenza.

Além de disponibilizar todas as informações sobre os produtos da empresa, o site passou a ser também um espaço de prestação de serviço. “É o canal de captação e vendas de todos produtos oferecidos pelo Grupo, incluindo o plano ZeloPet. Nele, os usuários podem ainda adquirir jazigos nos cemitérios administrados pelo Grupo Zelo e o serviço de Cremação para uso futuro”, destaca o CEO do Grupo.

O site conta também com uma área dedicada aos associados, onde os clientes podem resolver pendências como solicitação da 2ª via de boleto, troca de dependente e a atualização de dados cadastrais, sem precisar sair de casa.

Sobre o Grupo Zelo

O Grupo Zelo nasceu em 2017, com a aquisição da Funerária Bom Jesus e da carteira de clientes das empresas Santa Clara, Santa Rita e Bom Pastor. Teve as suas atividades iniciadas no mercado funerário de Minas Gerais em conformidade com a Lei Federal 13.261/2016, que dispõe sobre a normatização, a fiscalização e a comercialização de planos de assistência funerária em âmbito nacional.

Em apenas dois anos, o Grupo Zelo aumentou sua área de atuação de 15 para mais de 40 cidades. Ampliou o número de 350 para 1.300 colaboradores. E aumentou seu número de clientes de 500 mil para 1,5 milhão de associados. De lá para cá, o Grupo cresce continuamente com foco na oferta de estrutura completa para o atendimento, do início ao fim, de serviços de assistência funerária.

A empresa mineira já é uma das maiores do setor e segue investindo em gestão e inovação como nenhuma outra. Mensalmente, são prestados diversos serviços – ornamentação, velório, transporte para qualquer lugar do país, cremação, sepultamento, manutenção de jazigos, tanatopraxia e serviço funerário completo - com índice de satisfação de 95% apontado pelos seus clientes.

O Grupo Zelo atende a mais de 600 cidades em todo o país e está presente em mais de 40 cidades em três estados. Conta com uma frota de 250 veículos diversificados em funerários, administrativos, comerciais, manutenção, suporte a família, ônibus e caminhões.

Para garantir a prestação do serviço funerário, com qualidade e excelência, através de um atendimento humanizado e profissional e assegurar a satisfação total dos clientes, o Grupo Zelo utiliza um moderno sistema integrado de serviços, planos e cemitérios, com gestão integrada de controle de folha, estoque, ativos e demais processos. As tecnologias implantadas garantem também o sistema de roteirização de frota e de atendimento eletrônico de clientes.

Assessoria de Imprensa - ETC Comunicação


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com