Negócios em Foco

Uso de inteligência artificial revoluciona a experiência do cliente


São Paulo - SP 07/02/2018 17h06

Nos últimos anos, muitas empresas reconheceram o poder da inteligência artificial para revolucionar os procedimentos de vendas e do serviço ao consumidor, moldando a forma como as marcas e as pessoas interagem uns com os outros e definindo o futuro do serviço ao cliente.

A inteligência artificial (IA) já faz parte do atendimento ao cliente há algum tempo, mas apenas recentemente é que todo o seu potencial tem sido utilizado para transformar a experiência do cliente. Nos últimos anos, muitas empresas reconheceram o poder da IA para revolucionar os procedimentos de vendas e do serviço ao consumidor, moldando a forma como as marcas e as pessoas interagem uns com os outros e definindo o futuro do serviço ao cliente.

O que os meus clientes desejam? Esta é a pergunta que todo gestor tenta responder diariamente. Com o aumento das expectativas dos consumidores, a necessidade de entregar uma experiência superior é maior a cada dia e a utilização de inteligência artificial é cada vez mais viável. Atualmente, os chatbots somados à Inteligência Artificial (IA) estão mudando radicalmente os negócios e a experiência do cliente. Ao utilizar chatbots bem elaborados, como o Olibot, os usuários não conseguem distinguir se estão teclando com um ser humano ou com um computador. A Inteligência Artificial percorreu um longo caminho para reconhecer o contexto das solicitações e perguntas dos usuários e isso revolucionou as formas de atendimento, veja como.

Atendimento ao cliente mais rápido e personalizado
O que nós mais queremos como clientes é um atendimento personalizado, rápido, conectado e inteligente. Um meio de se atingir isso é tornando a informação disponível para o cliente quando ele precisa e no canal que ele prefere. Os chatbots são capazes de manter uma conversa inteligente e realizar uma série de tarefas que enriquecem a experiência do cliente. Além de interpretar as mensagens e tornar-se mais inteligentes conforme a conversa avança, oferecendo respostas detalhadas às perguntas do cliente, que notam as vantagens de um serviço mais rápido e personalizado. Além disso, as tendências aprendidas com o comportamento de outros clientes similares poderão influenciar positivamente na forma como o atendimento é prestado.
Os chatbots também são excelentes na coleta de dados dos clientes, assim esses assistentes virtuais alimentam o cadastro destes consumidores para o agente em tempo real, assim, se houver a necessidade de o atendente humano assumir o controle, poderá fornecer ao cliente informações e soluções baseadas nas necessidades atuais.

Assistentes virtuais inteligentes executam tarefas mais complexas
Em um passado não tão distante, os assistentes virtuais eram conhecidos por apenas realizar atividades simples e pouco úteis. Mas o desenvolvimento dessa tecnologia e integração com inteligência virtual tem possibilitado as empresas oferecem aos consumidores chatbots capazes de receber desde encomendas de comida até comprar roupas online, além da facilidade de interpretação e compreensão das mensagens, graças a adição de processos de linguagem natural (PNL).
Com todos estes avanços na inteligência artificial, o papel dos operadores humanos tem mudado, este têm sido utilizados na resolução de casos mais complexos que estão além da capacidade dos chatbots. Os assistentes virtuais, pelo menos por enquanto, não irão substituir completamente o atendimento humano, que ainda é a essência do apoio avançado, assegurando que a experiência do cliente flua.

Atendimento ao cliente 24 horas por dia e sem espera
Com os assistentes virtuais com inteligência virtual, as empresas são capazes de atender os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sem férias, feriados ou finais de semana. Uma maneira econômica e poderosa de fornecer suporte básico ao seu cliente.
Além da disponibilidade de atendimento a qualquer hora do dia, sabe aquela musiquinha de espera quando o cliente liga para um SAC, 0800 ou Call Center? Ela não será mais necessária, já que não há necessidade de espera pelo atendimento, pois os chatbots estão sempre disponíveis, proporcionando um aumento de até cinco vezes na capacidade de atendimento.

Chatbots mantém ativo o relacionamento com clientes
Os chatbots estão revolucionando a forma como as marcas se relacionam com seus clientes. Se é um e-mail ou texto simples no aniversário de um cliente, ou um check-in rápido para perguntar se eles estão gostando do produto ou serviço da marca, os chatbots ajudam a promover a fidelidade da marca entre o seu público.
De acordo com a Olitel , empresa criadora do Olibot em parceria com a Inbot, há uma crescente quantidade de clientes que estão cada vez mais abertos a novas tecnologias, especialmente se puderem melhorar a sua experiência com a marca. “À medida que a tecnologia melhora e a aceitação cresce, os chatbots, alimentados pela Inteligência virtual, terão um papel importante e cada vez maior na prestação de serviços ao cliente e, também, no suporte”, explica.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com