Negócios em Foco

O que é preciso saber para ser um doador de medula?


28/02/2018 16h26

Saiba como ser um doador e ajude a salvar muitas vidas

Ao ser um doador de medula, o indivíduo pode proporcionar a uma pessoa portadora de doença (como leucemias, linfomas, hemoglobinopatias, imunodeficiências entre tantas outras), a possibilidade de haver remissão da doença, ou mesmo cura. Segundo Márcia Garnica, infectologista da Unidade de Transplante do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), esse tratamento ocorre pela ação da medula saudável do doador substituindo a medula óssea doente. No entanto, encontrar um doador ideal, ou seja, com compatibilidade total, não é tão simples. No Brasil, a nossa grande miscigenação impacta nesta compatibilidade, o que torna ainda mais importante o ato da doação.

Tipos de transplante de medula óssea

Alogênico - é aquele no qual existe um doador, ou seja, um indivíduo que doa as células da medula para outro indivíduo portador de uma doença. Esses dois indivíduos, doador e receptor, possuem características genéticas de compatibilidade entre eles. Essas características podem estar presentes em irmãos (possibilitando o transplante aparentado), nos pais (transplantes haploidênticos), ou então um doador anônimo de fora da família (transplante não aparentado).

Autólogo - é aquele no qual as células da medula óssea são do próprio indivíduo transplantado (não há necessidade de um doador). As células da medula do próprio paciente são coletadas e congeladas para uso posterior.

Como ser um doador?

- Ter a intenção de fazer uma doação espontânea.
- Ter entre 18 e 55 anos.
- Ter uma boa saúde (pessoas portadoras de algumas doenças não podem ser doadoras pela segurança do doador e do receptor).
- Procurar o hemocentro do seu estado e agendar uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação de medula óssea.
- Cadastrar os dados pessoais no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), onde o doador terá todas as informações necessárias.

A médica explica que o CHN é a unidade que mais realiza transplantes de medula óssea, sendo responsável por quase 70% do volume total no estado. Além dos transplantes autólogos, a unidade realiza transplantes alogênicos e haploidênticos com doador familiar e também com doadores anônimos, transplantes não aparentados.

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com