Negócios em Foco

Primeiros socorros: o que todos devem saber


Niterói, RJ. 09/05/2018 10h52

Ter noções básicas de primeiros socorros é um conhecimento útil para qualquer pessoa. Seja para ajudar um familiar ou uma pessoa na rua, a principal preocupação é evitar que o estado do paciente piore até que a ajuda médica especializada chegue.

Ter noções básicas de primeiros socorros é um conhecimento útil para qualquer pessoa. Seja para ajudar um familiar ou uma pessoa na rua, a principal preocupação é evitar que o estado do paciente piore até que a ajuda médica especializada chegue. Segundo o dr. Alex Sander Ribeiro, coordenador da Emergência do CHN, não é necessário que as pessoas tenham conhecimento médico para prestar os primeiros socorros. O mais importante é ter calma e executar as manobras de forma ágil e correta.

"Antes de qualquer coisa, é importante pedir a ajuda dos bombeiros. Enquanto aguarda o socorro, caso o paciente esteja inconsciente, a reanimação cardiopulmonar pode ser feita. Nele, a pessoa que presta os primeiros socorros faz a compressão torácica na vítima, no centro do peito, intercalando 30 pressões a cada dois sopros pela respiração boca a boca. Esse movimento deve ser repetido até que o paciente melhore"

Para que a respiração boca a boca seja feita de maneira correta, é necessário fechar as narinas do paciente e manter sua boca aberta. O socorrista, então, usa uma máscara especializada ou um plástico que proteja do contato direto, para evitar doenças infectocontagiosas, e sopra na direção da boca do paciente, ajudando seus pulmões a inflarem.

Como agir de forma eficaz em cada situação

- Parada cardiorrespiratória ou afogamento: fazer a reanimação cardiopulmonar com o paciente deitado de costas no chão.

- Queimaduras: lave a área que foi queimada com água corrente e retire os tecidos e matéria próximos, depois cubra a queimadura com um pano limpo. Nunca coloque produtos como pasta de dente sobre a ferida.

- Fraturas: não tentar mudar o paciente de posição ou recolocar o osso no lugar. Imobilize a área fraturada, apoiando sob uma superfície lisa e rígida.

- Sangramentos: pressione forte no local do ferimento com compressa ou pano limpo e, caso não haja interrupção do fluxo de sangue, aplicar um torniquete


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com