Negócios em Foco

Empresas investem em automação de marketing para impulsionar resultados


São Paulo - SP 26/07/2018 16h15

Embora a automação de marketing não seja uma novidade, novas tendências continuam a reforçar os benefícios que esta oferece a empresas de diferentes segmentos e tamanhos.

Empresas investem em automação de marketing para impulsionar resultados

Entra ano e sai ano e os principais objetivos de marketing digital das empresas continuam sendo “gerar mais leads” e “aumentar a receita”. Sites e mídias sociais são apontados como os canais digitais mais eficazes, mas ainda é significativo o número de empresas que não consegue rentabilizá-los adequadamente.

A automação de marketing já não é mais exatamente uma novidade, mas isso não significa que não haja inovações acontecendo. Estas novas tendências continuam a reforçar os benefícios que a automação de marketing oferece a empresas de diferentes segmentos e tamanhos.

Jornadas de compra dinâmicas

Nunca houve tanta informação disponível. Como resultado, o comportamento do cliente tornou-se mais diversificado. Para dar conta de atrair e converter este novo público, os fluxos de automação de marketing devem ser desenhados para serem mais responsivos às ações e interesses de cada cliente. Estes devem criar um diálogo personalizado e individual, com base na ação mais recente do cliente. Empresas que contam apenas com automações que seguem um mapa de caminhos pré-definidos correm o risco de ficar para trás.

Automação de marketing combinada com redes sociais

À medida que a disputa pela atenção do cliente continua, mais profissionais de marketing devem considerar as redes sociais em seus fluxos de automação. Será cada vez mais comum ver comunicações solicitando que os clientes compartilhem recomendações, avaliações e compras com suas redes sociais. Segmentos como varejo e viagens estão entre os que mais incentivam os clientes a compartilhar suas experiências.

Comunicação em tempo real

As melhores ferramentas de automação de marketing facilitam o acesso a diversos dados e facilitam a vida dos profissionais de marketing permitindo enviar mais alertas relevantes para os clientes em tempo real. Estes podem ser atualizações sobre o clima em destinos de viagens, informações mais precisas sobre entregas ou avisos de disponibilidade de produtos, por exemplo.

Automação de marketing para retenção de clientes

Como nenhum negócio sobrevive só conquistando novos clientes, é possível prever uma ênfase maior na criação de fluxos de automação com conteúdos mais atraentes e oportunos para tentar impedir que os clientes se afastem. Exemplos comuns aqui são e-mails de recuperação de carrinhos abandonados ou lembretes de incentivo à recompra.

Geolocalização

Com cada vez mais consumidores navegando em smartphones em vez de desktops, o celular apresenta algumas oportunidades específicas de automação. Cada vez mais automações serão acionadas por onde as pessoas estão transitando permitindo que as empresas façam ofertas com base na localização e segmentem mensagens para direcionar o cliente para a loja mais próxima.

Personalização preditiva

A tecnologia presente nas ferramentas de automação de marketing permite que os profissionais de marketing ofereçam um maior nível de personalização em suas comunicações. Recomendações personalizadas de produtos são feitas com base não só no que já foi pesquisado, mas também no que as pessoas provavelmente desejam, de acordo com as tendências comportamentais identificadas nos dados disponíveis. As melhorias contínuas na disponibilidade e cruzamento de dados permitirão que os profissionais de marketing criem e ofereçam a seus clientes e prospects informações mais oportunas, personalizadas e úteis.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com