Negócios em Foco

Pandemia impulsionou o mercado de suplementos


Rio de Janeiro 25/08/2020 16h29

Pulse Nutrition obteve um aumento de até 30% durante o isolamento social

Segundo levantamento encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) o novo coronavírus pode ter contribuído para a população brasileira usar mais suplementos alimentares. O estudo indica que 48% dos usuários entrevistados passaram a ingerir mais multivitamínicos e afins. Outros 47% mantiveram a mesma taxa de consumo, enquanto apenas 5% diminuíram. Ao todo foram realizadas 275 entrevistas no mês de maio nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Brasília e Belém. Em todos os lares avaliados, pelo menos um morador recorria aos suplementos.

No período da pandemia, a maior justificativa para o aumento da busca foi melhorar a imunidade (63%), sendo que 9% dos indivíduos mencionaram especificamente a Covid-19. Os três tipos mais procurados foram multivitamínicos (28%), vitamina C (26%) e vitamina D (8%).

O aumento da procura por suplementos durante o isolamento social foi sentido pela empresária Tamara Borges, fundadora da loja Pulse Nutrition, criada há 6 anos e localizada em Ipanema, que sentiu o aumento das vendas em mais de 20%.

“Percebemos um aumento expressivo pela procura de itens mais relacionados à saúde e imunidade como vitaminas, glutamina e antioxidantes. o aumento foi de 20 a 30 % em média. Inicialmente percebemos a demanda exponencial por glutamina, um aminoácido muito associado a saúde intestinal e fortalecimento do sistema imune, no entanto depois cresceram também itens para melhora do sono como triptofano, melatonina e por fim alguns minerais específicos que foram sendo associados a prevenção e combate de doenças oportunistas”, comenta.

Uma pesquisa da ABIAD, com dados de março e abril de 2020, apontou que os produtos mais consumidos no país eram os multivitamínicos, seguidos de ômega-3, minerais como cálcio e vitaminas como a C.

“Inicialmente percebemos a demanda exponencial por glutamina, um aminoácido muito associado a saúde intestinal e fortalecimento do sistema imune, no entanto depois cresceram também itens para melhora do sono como triptofano, melatonina e por fim alguns minerais específicos que foram sendo associados a prevenção e combate de doenças oportunistas”, comenta Tamara.

O delivery foi considerado um grande impulsionador deste movimento de aumento de vendas. Apesar de já existir antes da pandemia, foi durante o isolamento social que as entregas em casa obtiveram o melhor resultado e proporcionaram uma mudança no consumo. A loja que antes tinha em média um consumo de 15% através do delivery chegou a representar 40% das vendas.

“Sempre oferecemos o delivery mas a experiência de consumo dentro da loja ainda era predominante, principalmente por ser uma das característica mais fortes do segmento, que exige muita orientação e direcionamento para uma compra assertiva. Nossos clientes demonstravam muito prazer em ir à loja pelas informações que recebem e para sempre conhecer as novidades. No entanto, quando o isolamento foi recomendado, colocamos uma energia adicional no atendimento por WhatsApp, e pela experiência de compra pelo Instagram e pelo site. Fizemos lives e chamadas de vídeo para levar a loja até o cliente e a equipe recebeu treinamento de como recepcionar e conduzir o atendimento nesse formato”, comenta a empresária.

Agora com o distanciamento social começando a ser flexibilizado, e a reabertura da loja física, para manter as vendas em crescimento e o consumidor interessado, Tamara Borges pretende lançar mais dois produtos e projeta um crescimento de até 30% até dezembro de 2020.

“Com todos os aprendizados que tivemos nos últimos meses acabamos ganhando fôlego e sustentação para projetar um crescimento de até 30% nas vendas. Para o atingimento destas metas renegociamos contratos para viabilizar a contratação de uma empresa que vai otimizar nossa plataforma online, criamos novos formatos de consumo pelo clube de assinatura e estamos lançando o projeto de revenda com a missão de levar saúde e renda a mais lugares além da nossa região”, finaliza.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com