Negócios em Foco

Endomarketing: saiba o que é e quais os benefícios para os negócios


São Paulo 18/12/2019 11h28

O endomarketing é uma ação institucional voltada para os funcionários da empresa com a intenção de melhorar a sua imagem internamente. Essa prática, se bem aplicada, pode trazer ótimos resultados para as empresas!

Um grande exemplo de endomarketing é o que a empresa Toyota faz com os novos funcionários. Assim que entram, eles recebem um treinamento de cinco meses para aprenderem a cultura Toyota.

Depois são direcionados às fábricas para que conheçam a produção dos carros e entender as necessidades dos clientes. Além disso, a Toyota costuma promover ações de trabalho em equipe, palestras e estimular a criatividade.

Considerando isso, preparamos este conteúdo para falar a respeito do endomarketing e entender suas diferenças do marketing. Confira!

Veja qual a função do marketing

Entendendo que em essência o marketing trabalha para atender seu público-alvo, é necessário compreender por meio de pesquisas as melhores maneiras de lidar com esse desejo.

Para isso, o marketing precisa perceber as diferenças entre os consumidores para saber de que maneira gerar valor ao produto. Lembrando que valor se refere à representação da marca, não ao valor monetário.

Esse processo de pesquisa também é responsável por identificar e antecipar as ações da empresa, para assim satisfazer as necessidades do cliente.

Saiba como o endomarketing funciona

Tendo em vista que o marketing trabalha com o público externo da empresa, qual é o público alvo no caso do endomarketing? Eu digo, são os Funcionários!

Essa prática que também é chamada de marketing interno tem como finalidade manter os colaboradores motivados, evitando assim uma troca constante no quadro de funcionários.

Para isso a empresa precisa investir em ações internas, eventos corporativos, pesquisas de satisfação e inclusão dos colaboradores nos projetos e tomadas de decisões da empresa.

Isso vai refletir tanto dentro quanto fora da empresa, no que diz respeito a imagem da corporação.

Veja alguns motivos para a empresa investir em endomarketing

Podemos imaginar um bom exemplo disso: pense em você trabalhando em uma empresa dentro da sua área de atuação, independente de qual seja.

Supondo que seja de construção civil, possui um determinado perfil de consumidor e colaborador. Os produtos comercializados vão desde areia, e cimento, até detalhes finais da obra, como janelas e domus para telhado e tinta.

Fora isso, sem contar o fato dos materiais, em um ambiente de trabalho agradável as pessoas se sentem parte da equipe, algo que faz com que trabalhem com gosto.

Pois ao ser valorizado o funcionário se sente mais motivado, resultando em um trabalho melhor. Além do colaborador se tornar mais leal à empresa e procurar otimizar sua produtividade.

Impulsione a produtividade do seu negócio

Como vimos ao longo deste conteúdo, no endomarketing a pesquisa é essencial. Ao programar um evento interno é aconselhável realizar uma pesquisa de satisfação antes e depois, para que se tenha um retorno dos funcionários.

Até mesmo antes de implantar uma nova política interna é importante ouvir os colaboradores, pois é importante ouvir o que eles têm a dizer.

Essas atitudes fazem toda a diferença para a imagem da empresa, que passa a ser vista de maneira positiva pelos funcionários e consequentemente pelas pessoas de fora


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com