Negócios em Foco

Tecnologia da informação é fundamental para evitar acidentes por falhas de manutenção


São Paulo/SP 17/12/2019 12h03

Soluções tecnológicas que promovem, controlam e otimizam a gestão dos serviços de campo se tornaram imprescindíveis para qualquer empresa. Além dos resultados ligados ao aumento da produtividade e redução de custos, essas soluções são importantes principalmente quando se tratam de operações críticas, nas quais uma simples falha de inspeção ou de manutenção pode provocar graves acidentes. E é sabido que, alguns destes acontecimentos desastrosos, até mesmo em companhias de grande porte, poderiam ter sua gravidade atenuada ou até serem completamente evitados caso estes processos de inspeção e manutenção fossem corretamente executados.

Incêndios ocorridos recentemente (só no Brasil são 300 mil por ano), decorrentes de falhas simples na manutenção do ar-condicionado; quedas de viadutos que contavam com processos de inspeção com datas vencidas e grandes desastres ambientais ocasionados por má manutenção são exemplos lamentáveis de que um descuido dos gestores responsáveis por cuidar de infraestruturas pode ter consequências terríveis.

Como explicar, na era da transformação digital, que uma empresa que lide com operações críticas não implemente uma tecnologia para tornar sistemáticas suas inspeções e manutenções?

A boa notícia é que, atualmente, há tecnologias (plataformas com dashboard e aplicativo mobile) que conseguem entregar um alto nível de controle e otimização da gestão de campo. Os incidentes podem ser evitados ou, se acontecerem, terão maior número de dados para embasamento sobre sua origem e consequências, tornando o manejo muito mais imediato.

A prevenção de desastres pode ser o mais importante em uma empresa que trabalha com uma operação crítica, mas também não é o único benefício: soluções do gênero ajudam as empresas prestadoras de serviço a crescerem com o aumento da produtividade, tornando o serviço mais ágil, padronizado e confiável.

Mais que isso, uma solução de gestão das equipes protege até mesmo o colaborador que, mesmo sendo um bom profissional, pode cometer erros. Um aplicativo como estes permite que se evite o retrabalho e tenha informações suficientes para realizar um trabalho de qualidade, evitando falhas na manutenção que poderiam custar a vida de outras pessoas.

Além do mais, plataformas de gestão de serviços de campo geram registros invioláveis de como, quando e onde foi executado o trabalho de campo, inclusive com geolocalização e fotografias do serviço feito.

Munidos da mais avançada tecnologia da informação, os colaboradores têm a possibilidade de agir de modo mais estratégico e direcionado. Um aplicativo de gestão de serviços de campo, por exemplo, elimina a necessidade de carregar maços de papel, câmera fotográfica e notebook durante as atividades. Com um sistema como este à seu favor, o colaborador tem uma noção exata das atividades que são esperadas dele, diminuindo a incidência de falhas, esquecimentos e, consequentemente, de eventuais atritos junto aos gestores.

Gestores estes que, por sua vez, podem criar formulários e checklists customizados, planejar a alocação das equipes e acompanhar as atividades externas em tempo real, tendo informações suficientes e poder de reação, caso detecte-se a iminência de um acidente. E, apesar de parecer que são soluções corriqueiras, poucas empresas no país utilizam uma solução deste tipo. Estimamos que 95% das empresas prestadoras de serviços nunca tenha experimentado uma tecnologia para melhorar a gestão dos processos em campo.

Neste sentido, uma de nossas missões enquanto fornecedora de tecnologia que vem recebendo a confiança de centenas de clientes, é trabalhar para que esta mensagem atinja cada vez mais pessoas: de que existem sim novas tecnologias capazes de gerir e facilitar as tarefas desempenhadas diretamente por seus colaboradores ou de prestadores de serviço de empresas terceirizadas, que proporcionam dezenas de vantagens, principalmente relacionadas ao aumento da segurança e incremento na produtividade.

*Victor Serta é cofundador e CEO do Produttivo (https://www.produttivo.com.br/), solução que transforma a gestão de serviços em campo, tornando-os mais ágeis, padronizados, eficientes e confiáveis. Startup tem mais de 300 clientes e mais de 1 milhão de ordens de serviço realizadas via app.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com