Negócios em Foco

Dos grandes centros para o interior: a moda dos imóveis compactos


Juiz de Fora, Minas Gerais 08/03/2018 09h50

Apartamentos com metragens reduzidas atraem diversos perfis de moradores que buscam praticidade e economia, em uma localização diferenciada.

Studio em Juiz de Fora, Minas Gerais - Souza Gomes Imóveis

Os apartamentos compactos já representam cerca de 42% dos lançamentos imobiliários só em São Paulo no último ano (como aponta pesquisa do Secovi-SP) e a tendência é de que esse tipo de moradia ganhe cada vez mais destaque também nas cidades do interior do país. O que faz com que tipo de imóvel de dimensões menores faz com que ele seja requisitado pelo mercado?

Os apartamentos considerados pequenos possuem metragens de 40, 30, 25 e até 10m². Um exemplo são os studios com os cômodos integrados. "Imóveis compactos são práticos para o dia a dia, econômicos e geralmente estão perto de comércio e lazer e com fácil mobilidade pelo transporte público. Esse é um novo jeito de morar que atende as necessidades de recém-casados, estudantes, solteiros, casais com filhos já adultos, idosos e profissionais com residência também em outra cidade que buscam um local confortável e, ao mesmo tempo, funcional", pontua o diretor da Souza Gomes Imóveis, da cidade mineira de Juiz de Fora, Diogo Souza Gomes.

O urologista Walter Ritti possui imóveis pequenos como investimento com os mais variados perfis, como um quarto e sala, 2 quartos e agora um studio em Juiz de Fora. Ele já está de olho em inquilinos que moram sozinhos, parcela da população que cresceu nos últimos anos de acordo com o IBGE de 2015.

"Já me hospedei em um studio mobiliado e gostei da experiência. O apartamento menor facilita bastante a vida, principalmente, de quem é solteiro, público que aumenta cada dia mais. Investi num studio com academia e lavanderia, que é um grande atrativo, além de já vir mobiliado, que facilita para que o aluguel seja rápido. Somando essas qualidades, é comum o inquilino ficar mais de 30 meses", ressalta Walter.

Imóveis pequenos, mas equipados, são a aposta do mercado imobiliário atual, como completa Diogo Souza Gomes. "Muitos prédios desse segmento são modernos e oferecem aos condôminos espaços comuns cheios de opções, como é o caso de uma área de lazer, por exemplo. Assim, os moradores conseguem viver em uma região privilegiada da cidade com economia e suprem as demandas diárias através da utilização das áreas compartilhadas", completa Diogo.

A arquiteta Jaqueline Bonjour destaca, ainda, que os apartamentos estão reduzindo o tamanho tanto por conta do espaço nas grandes cidades pela aglomeração urbana, quanto pelas pessoas ficarem mais tempo fora de casa, precisando de menos cômodos. "É cíclica e recorrente essa necessidade de mudança por ambientes mais adequados à nova realidade de cada morador. Além disso, imóveis compactos são uma tendência em função de recursos financeiros e até naturais. Quanto menor o imóvel, menor o consumo".

Os apartamentos pequenos são imóveis cada vez mais desejados nas cidades do interior, como lembra Diogo Souza Gomes, pois o interesse em viver com comodidade, gastando menos, é o mesmo do que nos grandes centros. Só na imobiliária Souza Gomes, em Juiz de Fora, mais de 40% dos imóveis comercializados são caracterizados como compactos.

A otimização dos espaços se torna aliada dos moradores de imóveis pequenos. "São várias as soluções para aproveitar 100% do ambiente, como a cozinha tipo americana integrada com a sala, painéis de correr para ampliar os espaços e ainda o mobiliário reversível", detalha a arquiteta Jaqueline Bonjour.

O diretor da Souza Gomes ainda lembra outra possibilidade de adequação à nova realidade dos moradores: "o cliente que compra um imóvel de metragem mais reduzida costuma poder optar por ter ou não uma vaga de garagem. Essa escolha vai ao encontro da praticidade e controle financeiro que esse tipo de imóvel prega".

E o público interessado em imóveis pequenos é variado. "Enquanto temos um studio de alto padrão voltado para clientes mais exigentes, temos apartamentos de 1 e 2 quartos de ótima qualidade sendo comercializados através das facilidades de financiamento do Minha Casa Minha Vida. O que importa é a preferência de cada morador a fim de que encontre o seu imóvel ideal", destaca o gerente de vendas da Souza Gomes Imóveis, Victor Souza Gomes.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com