Negócios em Foco

Strategic Sourcing e e-Procurement já no dia a dia das Pequenas e Médias Empresas


São Paulo, SP 08/03/2018 11h22

Antes exclusividade das grandes empresas e multinacionais, técnicas e ferramentas associadas à gestão da cadeia de suprimentos como Strategic Sourcing e e-Procurement se difundem entre as pequenas e médias empresas. Natural, pois os desafios enfrentados são os mesmos: falta de visibilidade dos custos, suas tendências e impactos na cadeia produtiva, busca por competitividade de mercado e sustentação de margens à médio e longo prazo.

É consenso que os custos dos produtos e serviços comprados pelas empresas podem chegar a até 70% do seu custo total e sabe-se que cerca de 90% das empesas desconhecem seu custo total de aquisição, que por sua vez é bastante diferente dos preços pagos aos fornecedores pelos produtos e serviços adquiridos.
Adicionalmente, cerca de 30% do valor das compras são não produtivas, conhecidas também como compras indiretas, como por exemplo, Facilities Utilidades, Segurança e Vigilância, Frota, Transporte, Benefícios, Viagens, dentre outros, e nesses casos, a falta de visibilidade e controle é ainda maior, com variações que podem chegar a 40%!
A pergunta é: Como gerir tantas variáveis?

Antes de tudo, buscar redução de custos na cadeia de suprimentos como uma atividade isolada e focada em si mesma pode ser bastante frustrante pois em pouco tempo tanto os fornecedores quanto os custos tendem a acomodar-se ou mesmo voltarem aos patamares anteriores.
Toda e qualquer ação no sentido de gerir-se os custos na cadeia de suprimentos deve ser continuamente mensurável e resultar em uma vantagem competitiva sustentável ao longo do tempo.

É nesse momento que técnicas como Strategic Sourcing fazem toda a diferença, pois de uma maneira objetiva estratificam os custos na cadeia assim como abordam esses custos pragmática e sistematicamente através de etapas estruturadas que vão desde o entendimento das necessidades do cliente e conhecimento do mercado fornecedor até a geração de acordos de longo prazo com regras claras e objetivas. A boa notícia é que antes exclusividade das grandes consultorias, tais técnicas estão hoje bastante bem disseminadas e ofertadas por consultorias especializadas com estrutura adequada para atender a clientes de qualquer porte.

Igualmente, o aumento da concorrência e a significativa redução das complexidades técnicas permitiram que as ferramentas para comércio eletrônico entre empresas (B2B) e Leilão Reverso passassem a ser altamente acessíveis a empresas de qualquer porte, abrindo-se então um leque de oportunidades que vão desde o acesso a inúmeros e-Markeplaces até a completa automação do processo de compras resultando em expressivos ganhos tanto qualitativos como segurança, controle e rastreabilidade nas transações como quantitativos dentre os quais reduções de custos em até 30%, redução dos níveis de estoque em até 50% e redução nos tempos médios de compras que podem chegar a incríveis 90%!

Atuando há quase uma década como uma consultoria de nicho com ênfase em Strategic Sourcing e atendendo múltiplos negócios e indústrias, a SUPPLY+ Sourcing & Procurement Experts é uma consultoria especializada na modelagem e execução de projetos de excelência na gestão da cadeia de suprimentos, promovendo a competitividade dos clientes e entregando resultados sustentáveis, mensuráveis e de alto impacto no negócio.
Oferecemos soluções para todo o ciclo de compras. Contamos com alianças estratégicas globais no sentido de prover aos nossos clientes as melhores referências em processos, práticas, ferramentas e tecnologias aplicadas a Compras.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com