O corte a plasma é uma técnica de corte por arco elétrico, útil para ser usada em chapas e materiais metálicos.
Além das técnicas específicas para conduzir o processo de corte plasma, é preciso saber como operar o cortador de plasma - seguindo as normas de segurança e corrigindo possíveis erros que aparecerem durante o processo.
Ainda existem algumas maneiras de deixar o corte de plasma mais eficiente. Quer saber quais são? Continue acompanhando esse conteúdo!
Use uma corrente mais rápida
Aumentando a amperagem nas configurações da máquina de corte plasma, você consegue realizar um corte de maneira mais rápida.
Essa técnica pode ser usada durante o corte de peças maiores que não tenham contornos complicados. Mas, alguns profissionais preferem manter a velocidade comum para diminuir a troca dos consumíveis.
Mantenha a limpeza dos bicos dos eletrodos em dia
Remova sempre qualquer resquício de graxa ou sujeira para evitar falhas prematuras no próprio eletrodo ou durante o processo de corte.
Troque os consumíveis antes que se acabem
Os consumíveis da máquina de plasma para corte são indispensáveis para o funcionamento adequado do equipamento. Ou seja, sem o bocal plasma, o bico de corte plasma e sem o eletrodo é impossível realizar o corte a plasma!
Sabendo disso é preciso manter o estoque com consumíveis reservas para ter acesso a novas peças quando for preciso trocá-las. Isso evita a perda de tempo e a paralisação da tarefa por falta de material.
Não deixe de fazer os processos de manutenção da máquina
Todos os equipamentos precisam de manutenções, tanto preventivas quanto corretivas, e com as máquinas de corte a plasma a questão não é diferente.
Para fazer a máquina durar mais e também para não prejudicar os materiais que serão cortados por esse equipamento - além de colaborar com o nível de produtividade!
Inspecione o gás usado para o corte constantemente
Nunca se esqueça de verificar o gás utilizado como suprimento para a máquina de corte a plasma, com intuito de evitar a perda do gás e possível contaminação sofrida pelo gás.
Inclusive, é interessante destacar que a maioria dos problemas com a vida útil dos consumíveis e da inicialização do plasma são consequências da contaminação do suprimento desse gás.
Use sempre modelos de bicos novos para manter a velocidade e a qualidade do corte
Usar bicos novos impulsiona maior produtividade e aumenta a gama de desempenho do corte, porque as tecnologias mais recentes buscam obter o máximo do sistema de plasma.
Conte sempre com profissionais
Seja para comprar equipamentos e acessórios, manipular a máquina ou fazer manutenções do cortador, sempre tenha profissionais especialistas de sua confiança! Afinal, nesse caso não vale a pena arriscar.