Negócios em Foco

Entenda o impacto das eleições nos investimentos em 2018


São Paulo - SP 07/02/2018 15h20



O Brasil entra em 2018 com a missão de deixar para trás uma crise econômica que fez estragos e assombrou a economia brasileira. A inflação está controlada, os juros caíram e a taxa de desemprego também.

Agora, ele se volta para as eleições que irão definir um novo presidente com a responsabilidade de colocar o país de volta aos trilhos do crescimento. E seja qual for o resultado do dia 1º de outubro, terá impacto direto nos seus investimentos.

Isso porque ano de eleição é um ano historicamente turbulento e cheio de incertezas. Este ano teremos uma das eleições mais imprevisíveis dos últimos tempos.

Até o momento são 14 pré-candidatos confirmados, o que dificulta fazer uma projeção de quais serão os nomes presentes à urna em outubro. Uma coisa é certa na opinião de especialistas: é ano de cautela.
Qual o atual cenário econômico do país?
A taxa Selic começou o ano em 7%, o menor valor de sua história. Isso pode assustar novos investidores, já que no mesmo período do ano passado estava na casa dos 13%.

Mas é preciso lembrar que, nesse caso, temos que levar em conta o valor do juro real, quando é descontada a inflação. Para este ano a expectativa é que ela fique em torno de 4% no acumulado do ano.

Para se ter um ideia, a taxa Selic média em 2015 foi de 13,6% e a inflação de 10,6%. Isso significa que os investimentos devem render menos, mas a inflação também ficará com uma parcela menor dos seus ganhos.
E qual será o futuro econômico para os investidores?
A melhora dos indicadores econômicos, que começou a ser visto ainda em 2017, ajudou no crescimento das empresas e consequentemente ganharam confiança para investir mais em ações.

O índice Ibovespa, que avalia o desempenho da bolsa de valores, cresceu 27% no ano passado e foi considerado o melhor investimento no último ano.

A tendência é que agora esse panorama se confirme e o mercado de ações possa ser ainda mais vantajoso. O cenário é de otimismo mas, em ano de eleição, até saber quem será o novo presidente os novos investidores ficam mais cautelosos e isso impacta em que já tem dinheiro aplicado.

O ideal agora, é aguardar pelo menos até o carnaval para ver como o mercado se comporta sobretudo com relação ao valor da taxa Selic e do dólar. Enquanto isso, é preciso traçar desde já uma estratégia de investimento diversificada e acompanhar os índices do mercado para evitar riscos.

Para os novos investidores, é sempre aconselhável conversar com especialistas para entender melhor qual o seu perfil de investidor e descobrir a melhor maneira de aplicar o dinheiro.
Quais as melhores formas de investimento para 2018?
Se a ideia este ano é manter a cautela, os modelos de renda fixa, aqueles em que você já sabe previamente quanto seu dinheiro vai render, ainda são os mais aconselhados. Principalmente para pequenos investidores que não querem correr nenhum risco.

Sempre que surge um cenário de instabilidade econômica a poupança é sempre lembrada por ser um dos modelos de aplicação mais seguros do mercado. Ainda que renda pouco, permanece acima da inflação e você pode retirar o seu dinheiro a qualquer momento sem a cobrança de taxas e imposto de renda.

Outros títulos de renda fixa, como o CDB e os títulos do Tesouro Direto também são boas opções para quem deseja investir pouco e com garantias de rentabilidade. O CDB são títulos que você adquire com o banco e o Tesouro Direto são títulos de dívidas públicas oferecidas pelo governo. Nestes casos há a cobrança de imposto de renda após a retirada do valor aplicado.

Seja qual for o seu perfil, conservador ou mais arriscado, tenha sempre em mente um objetivo pré-estabelecido e considere o prazo e a liquidez em suas decisões. E lembre-se sempre de acompanhar constantemente os seus investimentos. Em ano de eleição não é apenas o presidente do país que vai mudar.

Veja mais




Compartilhe esta notícia

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com